Beatriz Pasqualino
Repórter da Radioagência Nacional
São Paulo - Cerca de 400 manifestantes que estavam em frente à Catedral da Sé caminham em direção ao Parque da Independência, no Ipiranga, local onde dom Pedro I declarou o Brasil independente de Portugal, em 1822. O trajeto tem aproximadamente 5 quilômetros, e a intenção do ato é fazer um contraponto entre o grito da independência e o grito dos excluídos.
A caminhada, assim como a missa celebra pela manhã por dom Odilio Scherer, faz parte da agenda do Grito dos Excluídos, e conta com a presença de movimentos e entidades sociais como Consulta Popular, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), e Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o grito é uma mobilização com objetivo de protestar contra a desigualdade, o desemprego, a fome, e propor meios alternativos ao modelo econômico e social atual. Este ano, o lema é “Juventude que ousa lutar, constrói o projeto popular”.
Edição: Talita Cavalcante
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-09-07/manifestantes-saem-da-praca-da-se-em-direcao-ao-ipiranga
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.