Mudanças simples na rotina podem evitar os acidentes, que muitas vezes são graves
O Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) elaborou um Manual de Prevenção de Quedas da Pessoa Idosa. O documento contém orientações e fatores de risco.
Segundo o Instituto, mudanças simples na rotina podem prevenir os acidentes, como não deixar objetos nos degraus, evitar escadas pouco iluminadas e com degraus estreitos, não utilizar tapetes de tecidos no banheiro ou no restante da casa, usar sapatos com solado antiderrapante e manter um abajur ou interruptor ao lado da cama.
As quedas de idosos são comuns e aumentam progressivamente com a idade. As alterações fisiológicas, como diminuição da visão e da audição, e algumas doenças como osteoporose, artrose e labirintite, e questões relacionadas ao ambiente em que o idoso interage podem colaborar para o aumento dos tombos.
Este manual faz parte do Programa Integralidade, que reúne ações para promover o melhor atendimento ao idoso em diferentes aspectos.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.