A ministra da Cultura, a senadora por São Paulo, Marta Suplicy (PT), foi a grande atração na concorrida cerimônia de inauguração do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificado) ‘Vereador Orestes de Jácomo’, realizada na manhã dquinta-feira, 06, no bairro Istor Luppi. Obra garantida ainda na gestão do ex-prefeito Toninho Belllini (PV), o empreendimento foi construído ao custo de estimados R$ 2 milhões com recursos federais e passa a oferecer aos moradores também do conjunto José Tonolli, um modelo de espaço público que integra atividades desportivas, de lazer e de entretenimento.
Segundo o governo Federal, mais de 60 destes equipamentos foram entregues desde o ano passado somente no Estado de São Paulo. Durante a entrevista coletiva que concedeu para veículos de imprensa de toda região, a ministra disse que gostou do que presenciou na cidade. “Percebi um entusiasmo enorme das pessoas com relação ao funcionamento deste Ceu e observei um interesse muito grande da Prefeitura em oferecer as ações complementares para que o espaço funcione adequadamente”, afirmou. Durante a coletiva ela aproveitou o gancho de uma pergunta pertinente aos gastos com infraestrutura para afinar-se com o discurso da presidente Dilma Rouseff (PT) em defender a realização da Copa do Mundo. Disse que é a grande oportunidade que o país tem diante do mundo para demonstrar que aqui não existe somente “samba e carnaval”.
Voltando à inauguração propriamente dita, ela afirmou que cada Ceu entregue tem demonstrado que a população atendida tem direcionado seu uso para uma “vocação específica” e que espera que isso também ocorra no município. Prometeu angariar recursos para novos projetos neste sentido.
Sempre acompanhada do prefeito José Natalino Paganini (PSDB), que fez questão de ir recepcioná-la no aeroporto de Campinas, Marta mostrou muita disposição apesar do forte calor. Deixou-se fotografar ao lado de populares, recebeu mimos, trocou informação com pessoas que atendiam no local e deu uma atenção especial para as crianças.
Uma comitiva petista veio ao seu encontro. Estiveram em Itapira o deputado federal José Mentor e os deputados estaduais João Paulo Rillo, Antonio Mentor e Gerson Bittencourt. Destaque ainda para a presença de Carlos Henrique Custódio, superintendente regional da Caixa Econômica Federal.
Teatro
Os pronunciamentos foram abertos pelo presidente da Câmara, vereador Carlos Alberto Sartori (PSDB). Ele afirmou que aquele equipamento passa a contribuir para uma melhora significativa na qualidade de vida da comunidade atendida e fez um apelo para que as pessoas ajudem a conservar todo o conjunto.
Em seguida falou o superintendente da CEF, Carlos Custódio, que detalhou investimentos feitos em moradia popular naquelas imediações onde, segundo ele o governo federal, garante cerca de 900 novas moradias com recursos do programa Minha Casa, Minha Vida.João Paulo Rillo discursou em seguida dizendo que aquele modelo de integração comunitária representa “uma nova janela”.
Paganini direcionou para a ministra Marta um pedido em público, a destinação de recursos para a construção de uma sala de apresentação de teatro, afirmando que este é “um antigo sonho dos itapirenses”. Disse que aquele projeto iria permitir um local de convívio para um bairro que se prepara para ter em breve cerca de 10 mil moradores, fazendo uma menção especial para o atendimento às crianças que ali residem.
Em seguida, fechando os pronunciamentos, Marta falou que vai analisar o pedido a respeito do teatro, revelando que tem recebido de outros prefeitos pedidos semelhantes e que encara este fato com grande satisfação. Ao elogiar as realizações do governo federal na área social, voltou a tocar no assunto Copa do Mundo, dizendo que as pessoas devem se orgulhar do fato do país sediar a competição.