Se existem ex-alunos que seguiram a doutrina e os passos do grande mestre, José Luiz Fernandes, seguramente, é um deles. Além de filtrar os ensinamentos do professor de Educação Física para aplicar em sua carreira, trilhou também o caminho apontado por ele para o âmbito familiar.
Aos 68 anos, formado como professor de Educação Física, técnico de futebol e atletismo e mestre, todos os cursos pela USP (Universidade de São Paulo), escola em que foi professor por 20 anos, José Luiz Fernandes escreveu seis livros na área da Educação Física e esporte, conheceu o mundo através da profissão, tendo trabalhado como preparador físico e técnico de futebol em seleções e equipes profissionais do Brasil e vários países. Atualmente é professor e coordenador do curso de Educação Física da UNIP (Universidade Paulista).
Dos tempos de aluno do IEEESO (Instituto de Educação Estadual Elvira Santos Oliveira) guarda lembranças agradáveis. “A fase mais agradável da minha vida, porque ali no IEEESO, com todos os amigos, vivíamos intensamente o ambiente escolar, quando não na sala de aula, desfrutávamos da grande variedade de atividades físicas, esporte e recreação, que o professor Barretto nos proporcionava, como competições, jogos variados, campeonatos internos de futebol e principalmente as Olimpíadas”, lembra.
Segundo Fernandes, além de professor, José de Oliveira Barretto Sobrinho atuava como uma espécie de formador de caráter. “O que mais me impressionou foi a vontade, dedicação e preparo do professor, que com tudo isso contribuiu para a formação de uma juventude saudável e a educação integral da maioria de seus alunos”, elogia.
José Luiz Fernandes integrou uma das muitas equipes de atletismo vencedoras que o professor Barretto formou. “Como integrante da equipe de atletismo, me tornei uma pessoa que via nas competições que tudo na vida envolve esforço, dedicação e disciplina para atingir nossos objetivos nas vitórias e na vida”, revela. “Foi a base da minha vida como um todo. Participei de provas de corridas de 400 a 1500 metros, revezamentos, salto em distância e lançamento do dardo”.
E ele sabe, até hoje, que todos os ensinamentos recebidos daquele professor vigoroso, cheio de ideias e ideais, seriam fundamentais em sua carreira. “Dos ensinamentos que recebi, todos foram fundamentais na minha vida familiar, como atleta, com os amigos e principalmente porque o professor foi minha inspiração e modelo profissional, do qual procurei seguir seus passos e me tornar um profissional que me possibilitou conquistar tudo que a profissão pode oferecer, mais a vontade de estar eternamente aprendendo”, frisa. “Só tenho que agrade