Em uma ação conjunta de reconstituição da mata ciliar, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e o Saae promoveram na sexta-feira, 11, o plantio de 220 mudas de árvores nativas às margens do ribeirão da Penha, nas proximidades da praça Abel Borges, no Conjunto Habitacional Humberto Carlos Passarela. Coordenada pelo secretário da pasta, Joaquim Barbosa Júnior, e o presidente do Saae, Antônio Eduardo Boretti, a iniciativa contou ainda com o apoio da Penha S/A e a participação de moradores.
Inseridos entre as diretrizes de maior importância das cidades integrantes do Projeto Município Verde Azul, os plantios de reconstituição de mata ciliar são realizados ao longo de todo o ano pela Administração Municipal, favorecendo a formação dos corredores ecológicos e garantindo a proteção do ribeirão da Penha. “Assegurar essa proteção é fundamental, já que o ribeirão da Penha é o principal curso d’água de Itapira, sendo usado para a captação, o tratamento e a distribuição de água para todo o município”, observam Barbosa Júnior e Boretti.
O biólogo da Secretaria, Anderson Martelli, afirma que os plantios periódicos são primordiais nesse sentido e acrescenta: “É indiscutível a importância de se manter ou recuperar a cobertura vegetal das áreas ciliares. O desafio está, no entanto, em encontrar técnicas adequadas de revegetação e superar as barreiras culturais e socioeconômicas que dificultam a ocorrência dessas ações em larga escala.”
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.