A Prefeitura Municipal Itapira e a ERJ Administração de Restaurantes e Empresas –responsável pela produção da merenda fornecida às creches e às escolas municipais e estaduais da cidade – promoveram nesta terça-feira, 29, um encontro para recepção, apresentação e orientação das merendeiras, reunindo cerca de 120 profissionais do setor no auditório do Instituto de Ensino Superior de Itapira, o IESI.
Na ocasião, os trabalhos foram comandados pela Chefe de Abastecimento de Ensino do Município, a nutricionista Aleandra Marcatti e pela Gestora de Contratos da ERJ Camila Munhoz Antonelli. O prefeito José Natalino Paganini e a secretária de Educação Flávia Rossi também fizeram uma participação na abertura e no encerramento do evento.
Os objetivos deste treinamento foram a recepção das merendeiras e a apresentação à nova equipe de trabalho. Além disso, a atualização dos conhecimentos e da parte técnica, com enfoque em tópicos essenciais para a melhora na qualidade da merenda escolar, como técnicas de manuseio, higienização e produção propriamente dita.
A capacitação foi dividida em dois módulos. O primeiro abordou o trabalho em equipe e a motivação, enquanto o segundo teve como principal tema debatido a questão social do desperdício de alimentos.
“As merendeiras são uma parte importante do processo educacional, porque servem mais do que refeições, servem amor e carinho. Muitas crianças têm na merenda escolar a principal refeição do dia, isso pode fazer muita diferença na vida delas, inclusive na capacidade do aprendizado”, destacou a secretária Flávia Rossi.
O fator qualidade foi um dos temas amplamente discutido durante o treinamento. A nova rotina de trabalho também foi apresentada às merendeiras. Questões como higienização pessoal, de equipamentos e utensílios, além de vestimenta e comportamento adequados.
Durante o encerramento, o prefeito José Natalino Paganini agradeceu a participação e convocou a todos para trabalharem unidos.
Atualmente, a Prefeitura Municipal de Itapira serve através da ERJ Alimentos cerca de sete mil refeições diárias para creches, escolas municipais e estaduais. A ETEC “João Maria Stevanato” e o Serviço Social da Indústria (SESI), também recebem as refeições.