Carregando aguarde...
Itapira, 15 de Janeiro de 2025
Notícia
08/06/2015 | Milhares celebraram Corpus Christi

 

 

Missa da Unidade lotou matriz de Nossa Senhora da Penha


Milhares de católicos se reuniram entre o fim da tarde e início da noite de quinta-feira para o ato de fé e devoção durante a procissão de Cor­pus Christi. O encontro teve início com a Missa da Unidade na Matriz Nossa Senhora da Penha com a participação de toda a Forania de Nossa Senhora da Penha – paróquias Nossa Senhora da Penha, Nossa Senhora Aparecida dos Prados, Santa Rita de Cássia, São Benedito, São Judas Tadeu e Santo Antônio – e logo após saiu a procissão com destino à Paróquia Santo Antônio. Pela manhã, cada uma das igrejas também celebrou missa solene.

 

Marco simbólico da data, os tapetes artesanais que compuseram todo o trajeto por onde passou o Santíssimo Sacramento foram confeccio­nados durante a madrugada pelos jovens e voluntários das comunidades. Em toda sua extensão, foram desenha­das imagens e mensagens de paz e fé.

 

Na chegada da procissão, os padres conduziram a bênção final e o pároco da Santo Antônio, Tarlei Navarro, rezou as orações da trezena de seu santo padroeiro. Ao término, parte da multidão se dirigiu à quermesse no salão paroquial.

 

De acordo com padre Tar­lei, o feriado de Corpus Christi carrega um significado muito importante para a comunidade católica, pois é o único dia em que Jesus Sacramentado sai às ruas. “É um dia santo de guarda e a igreja diz que os fiéis têm como obrigação participar dessa celebração como forma de defender a fé”, explicou. Sobre a produção do tapete, marco da festa religiosa e atrativo de fiéis e curiosos, o pároco frisou que ele é uma simbologia de zelo, respeito e amor a Jesus. “Quando Ele chegou em Jerusalém foi recebido com a saudação dos ramos e os fiéis jogavam cobertores e peças de roupa no chão para Ele passar. O tapete quer relembrar essa saudação, além de trazer simbologias ligadas aos sacramentos e temas da igreja. É um tipo de arte sacra, assim como a catequese de antigamente utilizava os vitrais. É também uma forma de homenagear Jesus e Evangelizar, seja pelas imagens ou pela dedicação de tantas pessoas que trabalham em sua produção”.

 

Durante todo o dia, as ruas que continham o tapete per­maneceram interditadas e a liberação total das vias ocorreu apenas depois da limpeza geral, por volta das 19h.


 

 

Milhares de fiéis participaram da procissão no fim da tarde



 

 

Tapetes artesanais foram produzidos pela madrugada

 

 

 

Na chegada, padres conduziram bênção especial aos católicos

 

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1859 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções