Carregando aguarde...
Itapira, 23 de Janeiro de 2025
Notícia
21/07/2014 | Milton Leitão: INSÔNIA :UM PROBLEMA ATUAL
Um dos atos mais importantes para o ser humano, o dormir, está se tornando um grande problema para a sociedade atual. Parece simples chegar ao final do dia, jantar, descansar um pouco, assistir a novela das nove e depois deitar-se e dormir. Mas, para cerca de um terço da população, o ato de deitar e dormir está se tornando um tormento. Muitos hormônios são produzidos principalmente durante o sono profundo, como, por exemplo, a serotonina, denominada hormônio do humor. A sua ausência pode levar a estados depressivos. Noites mal dormidas produzem pessoas mal humoradas, cansadas e com tendência a depressão.
A insônia é caracterizada pela incapacidade de começar a dormir ou de manter o sono. O problema pode ocorrer de três formas: insônia inicial – faz com que a pessoa tenha dificuldade em pegar no sono -, insônia intermediaria - a responsável pelo sono interrompido de forma constante - e a insônia terminal, a qual provoca o despertar muito antes da hora de acordar. A insônia primária não é causada por nenhuma condição física ou mental conhecida. Este mal ocorre em homens e mulheres de todas as idades, porém é mais comum no sexo feminino (especialmente depois da menopausa) e em idosos. Especialistas dizem que o ser humano precisa, em média, de sete horas de sono por dia, para que, além de descanso físico e mental, o corpo realize vários processos metabólicos vitais
Aquele que acorda de madrugada e não consegue mais dormir deve esperar por trinta minutos na cama e evitar ficar ansioso. Depois disso, o ideal é levantar e fazer uma leitura leve. Nada de televisão! Quem quiser, poderá tomar um chá de camomila ou fazer um alongamento relaxante antes de dormir – as dores causadas por tensão muscular dificultam o sono e um alongamento deixa os músculos mais relaxados. Outra atitude auxiliadora no combate à insônia é manter uma rotina regular, com horários certos para comer, tomar banho, dormir e acordar. Medicamentos fitoterápicos encapsulados também são recomendáveis (algumas plantas podem auxiliar no tratamento da insônia: são as chamadas plantas calmantes), por exemplo, a Mellisa, combate a ansiedade, insônia e agitação, melhora a qualidade do sono e ajuda a relaxar. Externamente usada como adstringente, calmante e refrescante; Valeriana, um medicamento fitoterápico com ação sedativa e com efeito analgésico, os princípios ativos presentes nas raízes dessa planta atuam sobre o sistema nervoso central sendo capaz de induzir ou melhorar a qualidade do sono e a Passiflora,ou flor do maracujá. 
Estudos com pessoas que apresentavam esse problema mostram que o vigor físico, a resistência a doenças, a atenção, a coordenação motora e muitas outras atividades são prejudicadas quando não se dorme adequadamente. Algumas dicas auxiliam no combate como: evitar assistir televisão no quarto, deixar o ambiente escuro e confortável, ir para a cama somente na hora de dormir, não fazer uso de álcool próximo ao horário de dormir, não exagerar no consume de café, chá com cafeína e refrigerantes, não ficar pensando em problemas quando deitar – uma vez que no momento eles não serão resolvidos em um passe de mágica. Um método de evitar preocupações, que pode mantê-lo acordado, é ter o hábito de escrever um diário antes de ir para a cama. Liste todas as questões que o preocupam. Com esse método, pode-se conseguir transferir as preocupações da mente para o papel. Isso vai deixar a mente mais calma e mais preparada para dormir. Se persistir o problema o ideal é procurar seu médico.
Milton Antonio Leitão – É farmacêutico bioquímico – Consultor da Farmácia de Manipulação Formula Athiva – Rua Regente Feijó – 118. Fone 3813-1499
 
 
Fonte: Milton Leitão

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1270 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções