Estamos vivendo mais um feriado prolongado, para muitos, a Páscoa é uma oportunidade para tirar umas férias, rever parentes, fazer passeios diferentes. Assim como o Natal, a Páscoa é uma celebração religiosa que ultrapassa as barreiras da fé e da crença e passa a ser um encontro em mesas fartas e gordurosas.
Começa na Sexta-Feira, dia de sacrifício, jejum, penitências para uns e dia de desfrutar das delícias da culinária, o “dia do bacalhau” para muitos é uma farra gastronômica. O sábado de Aleluia, que antigamente se malhava Judas, hoje se “judiam”, em churrascos, picanhas e outros acepipes que combinado com a bebida alcoólica para nosso organismo é uma tragédia e não aleluia.
Então, chega o domingo de Páscoa, o dia da Ressurreição do Senhor, a data mais importante para os cristãos que crêem na vida eterna e na ressurreição da carne. O comércio como não poderia ficar de fora, para tirar seus lucros inventou o ovo de páscoa feito de chocolate, uma tentação.
Para muitos que estão em dieta, realmente um grande vilão, desses de novela das nove, muito calórico, rico em açúcar e gordura. Porém, o que muitos não sabem é que o chocolate não é tão vilão assim - o que faz mal é comer em excesso, mas em pequenas quantidades ele é um aliado da nossa saúde.
Pesquisas científicas sérias demonstram que o chocolate, o amargo principalmente, pode ajudar a prevenir doenças cardíacas, segundo estudos, o consumo sem excessos do alimento diminui em 37 % o risco de doenças cardíacas e em 29 % o risco de um AVC – acidente vascular cerebral.
O chocolate é constituído de cacau, apresenta uma grande quantidade de flavonóides, que são compostos antioxidantes e também antiinflamatórios. Assim sendo, quanto maior a quantidade de cacau presente no chocolate, maior a quantidade de flavonóides, por isso o chocolate amargo com mais cacau é o melhor para a saúde.
Como já disseram um dia, tudo que é bom na vida: é imoral. Ilegal ou engorda, vale isso para o nosso amigo chocolate, precisamos também ter cautela com a quantidade para não engordar, o mesmo estudo diz, que o correto é comer aproximadamente de 13 a 15 gramas de chocolate por dia. Devemos sempre lembrar que o mercado conta hoje com chocolates funcionais que possuem em suas composições ativos que podem ajudar na TPM, como laxativo, fonte de cálcio, emagrecedores e outros.
Mas, é muito bom saber que com moderação podemos aproveitar esta delícia da Páscoa. Desejo a todos os amigos, leitores e clientes uma Páscoa abençoada, que o sentido da vida, de uma vida plena, possa ser encontrado por todos, e que façamos dela um mister por dias mais felizes para nós e para todos.
Milton Antonio Leitão – É farmacêutico bioquímico – Consultor da Farmácia de Manipulação Formula Athiva – Rua Regente Feijó – 118. Fone 3813-1499 / 3813-1586