As pessoas, seus cabelos e este estranho relacionamento. A relação que existe entre todos em geral e seus cabelo é a de dominação, querem dominar essa parte do seu corpo e da sua imagem, por estar muito mais visível do que as demais: alisamentos, escovas, cortes, tintura, entre outros métodos conhecidos. Cortá-los, penteá-los, pintá-los de acordo com os próprios desejos são maneiras que cada um tem de demarcar sua individualidade. Observam-se certas questões culturais e religiosas por trás da escolha feita por cada um. O valor dos cabelos é indiscutível e reflete diretamente em sua auto-estima, em seu humor e até mesmo em sua autoconfiança. Por isso, quando o cabeleireiro exagera na tesoura ou mesmo quando, por uma questão de saúde, os cabelos começam a cair, todos costumam se sentir impotentes e tristes.
Nem toda queda de cabelo é igual. Em alguns casos, é hereditária; em outros, ela é deflagrada pelo estresse, por dietas não balanceadas ou doenças. A única coisa que elas têm em comum é o resultado: a perda de cabelo. As formas que ocorrem mais comumente são a “queda de cabelo difusa” e a “queda de cabelo hereditária”. Outra forma é a queda de cabelo em forma de círculo, que produz áreas isoladas de calvície claramente delimitadas. As causas desse tipo de queda de cabelo ainda não foram inteiramente entendidas, mas presume-se que ela seja uma doença auto-imune. Em todos esses casos, o tratamento deve ser administrado por um dermatologista experiente. Ao contrário da crença popular, a queda de cabelo não é um problema exclusivamente masculino: cerca de 40% das mulheres sofrem de algum tipo de queda de cabelo que exige tratamento pelo menos uma vez ao longo da vida.
A forma mais comum de perda de cabelo entre as mulheres é a queda difusa, que afeta todo o couro cabeludo. A queda de cabelo difusa ocorre quando a raiz do cabelo já não cumpre sua função natural por estar privada de elementos fundamentais para os processos metabólicos. A raiz diminui e a fase de crescimento do cabelo se reduz. Felizmente, a queda de cabelo difusa pode ser tratada com bons resultados. Existem hoje no mercado medicamentos, de uso via oral, capazes de reativar o funcionamento natural da raiz do cabelo, corrigindo a interrupção do ciclo de crescimento, ele interrompe a queda e estimula o crescimento de cabelo novo e saudável. Estamos falando sobre o Pill Food e o Pantogar, ambos capazes de serem manipulados fazendo com que o preço diminua.
Esses suplementos são compostos por aminoácidos, vitaminas, proteínas e minerais essenciais a estrutura capilar, como a cisteína, a biotina e o colágeno, por exemplo. Esses aminoácidos presentes na formulação estimulam a biossíntese de queue é o componente principal dos fios. As vitaminas, dentre as quais a B2 e a B6, são indispensáveis para a produção da queratina, para a reabsorção dos aminoácidos e para os demais processos metabólicos que ocorrem nos fios, na pele e nas unhas. Os minerais que compõem a fórmula são essenciais para os processos enzimáticos que ocorrem nos fios. Além disso, eles melhoram o viço da pele, fortalecem as unhas impedindo a sua quebra, e aumentam a imunidade do organismo.
Não foram relatados casos de reação adversa ao uso desses medicamentos, entretanto é sempre aconselhável acompanhamento com uma dermatologista , para ter todas as dúvidas esclarecidas. Esses medicamentos não devem ser utilizados por mulheres grávidas sem orientação médica. Vale ressaltar que como a formação dos cabelos ocorre de maneira lenta, é importante tomar o remédio regularmente, na dose precisa, por pelo menos três meses. Os resultados são milagrosos.
Milton Antonio Leitão – É farmacêutico-bioquimico- Consultor técnico da Farmácia Fórmula Athiva. Rua Regente Feijó 118 – fone 3813-1499