Após os fumantes que estão com a vida ficando cada vez mais difícil com as proibições ao cigarro em bares, empresas, e ambientes fechados, decisão a qual sem querer entrar no mérito, eu particularmente sou favorável, em alguns países agora a bola da vez somos nós gordinhos e gordinhas, que estamos sofrendo patrulhamento.
Nestes países quilos a mais, significam preço mais caro. Algumas companhias aéreas internacionais estão fazendo os passageiros muito acima do peso a pagarem duas poltronas em vôos cheios. No Alabama (EUA) a partir desde 2011 o governo pretende criar uma lei para cobrar 25 dólares por mês dos obesos que não se cuidarem. Pasmem, em um condato da Inglaterra estão cobrando 50 % a mais para enterrar os corpos dos obesos.
Muita crueldade, afirmam os especialistas da área, pois a ciência mostra que não é correto dizer que só é gordo quem quer, e os obesos já sofrem com muita discriminação em vários setores da sociedade. O PROCON de São Paulo condena a idéia, chama-a de uma atitude discriminatória em razão de um aspecto físico, o que não condiz com o princípio de igualdade estabelecido pela constituição federal. Antes que a onda de restrições aos obesos vire moda, afinal a dos fumantes pegou e trouxe aspectos positivos, a dos obesos pode gerar a maior polêmica, e apesar das inconveniências citadas no início do texto, tem o lado favorável de trazer benefícios à saúde, por isso, precisamos nos cuidar melhor e com urgência.
A ciência através da pesquisa farmacêutica tem hoje várias alternativas para o tratamento da obesidade, ou sobrepeso,. Os endocrinologistas não estão mais amarrados a dois ou três tipos de drogas, que a ANVISA proibiu, O mercado atualizou-se e, francamente, apesar de saber o quanto é difícil emagrecer existem muitas alternativas para perder peso e mantê-lo, e nós sabemos que este é sempre o mais complicado.
Entre as várias drogas existentes as mais utilizadas ainda é a sibutramina. Os serotoninérgicos como fluoxetina e sertralina também tem sido muito prescritos pelos médicos.
Entre os fitoterápicos temos notado em nossa atividade que seu uso além de ter aumentado, tem trazido grande benefício e o melhor estão emagrecendo, entre eles posso citar a Pholiamagra a Pholianegra que causa uma atividade supressora do apetite e contribui para queima de gordura abdominal. Faseolamina que inibe a enzima alfa-amilase inibindo a digestão do amido, deixando assim de adicionar calorias á dieta. Cassiolamina que tem a capacidade de inibir a enzima lípase, responsável pela quebra de gorduras. Sem a lípase as gorduras não são digeridas e absorvidas pelo organismo. Green Tea (chá verde) que diminui o peso corporal, o apetite e o tecido adiposo intraperitoneal. Garcinia Cambogia, que com seu componente, o ácido hidroxicitrico, tem várias funções na queima de gorduras, ação redutora do apetite entre outras. E a grande sensação do momento que são as cápsulas de óleo de coco, que age aumentando a termogênese e emagrece mesmo!
. Não ficarei aqui discutindo tipos de obesidade, aspectos epidemiológicos, os riscos à saúde associados ao sobrepeso e obesidade, que são inúmeros, graves e fatais. Meu intuito foi apenas o de alertar nós, gordinhos, para um tratamento adequado com um médico responsável, enquanto estamos sem pressões governamentais, empresariais e dos planos de saúde. Saliento que a farmácia de manipulação é um estabelecimento de suma importância para a manipulação destas drogas, é inegável o benefício do ajuste de dose, a possibilidade do preparo na quantidade exata. Na farmácia magistral, a presença ostensiva do profissional farmacêutico garante que o aviamento da prescrição médica seja realizado somente com a apresentação da receita, pois sabemos que ninguém deve tomar nenhum medicamento sem o acompanhamento do mesmo.
Milton Antonio Leitão. É Farmacêutico-Bioquímico – CRFSP 11972. Título de especialista de manipulação de Fórmulas Alopáticas. Pós Graduado em MBA – Gestão Estratégica em Farmácias. Diretor das Farmácias Formulativa Mil. Itapira, Mogi Mirim e Mogi Guaçu.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.