Carregando aguarde...
Itapira, 27 de Novembro de 2024
Notícia
22/04/2012 | Milton Leitão: Educação em Saúde: Chás emagrecedores mitos e verdades.

"As plantas desenvolveram ao longo de sua evolução um arsenal de substâncias que servem para defender sua própria existência". A afirmação do químico Benjamin Guilbert, da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, nos leva a pensar que, por isso, muitas plantas ajudam o homem a se defender daquilo que pode prejudicar sua saúde. O uso de ervas medicinais é tão antigo quanto a raça humana. Vamos hoje discutir o assunto: chás emagrecedores. Já é comprovado que existem algumas ervas que são utilizadas para fazer chás que favorecem o processo de emagrecimento, por terem propriedades diuréticas, desintoxicantes, laxativas e que diminuem a ansiedade, além de acelerar o metabolismo e a queima de gordura.
O assunto emagrecimento, embora não pareça, fiquem sabendo que  é uma preocupação de muitas pessoas no  outono e inverno, pois  são as  estações  do recolhimento, de aconchego, de caldo, sopas, foundues, vinhos, comidinhas quentinhas. Uma delícia, não é mesmo? Mas...mas, tudo isso pode se tornar uma "tragédia hipercalórica" com visíveis "resultados engordativos" aos floridos e calorosos  olhos da Primavera e do Verão.
No Outono e  Inverno, em função das temperaturas mais baixas, nosso organismo gasta mais energia para se manter aquecido. Esse aumento no metabolismo basal varia em torno de 20 a 30%. Por isso, nossa fome aumenta. A dica é: mantenha-se agasalhado, para evitar a hipotermia, e não abuse de refeições gordurosas que irão resultar em "abomináveis quilinhos extras".
Voltando ao assunto de chás emagrecedores e se você estiver interessado em emagrecer e busca no chá a solução de seus problemas fiquem atentos: existem chás específicos para a tarefa, e eles não tomam o lugar de alguns alimentos. A bebida deve ser unida à alimentação saudável, pois só assim o corpo terá os nutrientes que ele precisa – como fibras, carboidratos, proteínas e vitaminas. Portanto, o uso do chá deve servir como um complemento.
Tomar chá, além de ser um hábito ligado ao prazer, pode ser utilizado por suas propriedades terapêuticas. Isso acontece, pois as plantas e as ervas medicinais possuem substâncias, conhecidas cientificamente como compostos bioativos (alcalóides, saponinas, taninos, flavonóides, entre outros), que são sintetizadas de acordo com o meio em que vivem e conferem um benefício para cada organismo. São esses compostos bioativos que fazem dos chás alimentos funcionais. Embora não tenham valor energético significativo, os chás têm outros componentes como vitaminas e minerais, que são importantes para o corpo. Mas, lembre-se: vá com calma nos chás. Eles fazem bem, mas não devem ser consumidos indiscriminadamente.
Pode ser válido tomar chás com ervas, que são desintoxicantes, digestivas, diuréticas ou calmantes, ou como temos visto, uma mistura de várias ervas medicinais que podem chegar até ao chá de 30 ervas, isso se eu, ao estar escrevendo este, não estiver desatualizado e já tenha surgido um novo chá com mais ervas. Mas volto a alertar: se o consumo desses chás não estiver associado a uma dieta saudável e controlada, não resolve.
Existem muitos mitos e verdades sobre chás. É verdadeiro dizer que a utilização de vegetais no auxílio ao tratamento de doenças, conhecido como fitoterapia, cUtilize somente plantas que tenham fundamentação científica. Ou seja: que suas propriedades tenham sido estudas e comprovadas pela ciência, em uso medicinal e terapêutico. As ervas não devem ser preparadas em utensílios de metal, pois causam alterações em seus princípios ativos e no seu sabor. Os chás não devem ser consumidos 24 horas após sua preparação, pois passado este período entram em fermentação.
É mito dizer que se consumir uma alimentação rica em gordura, carboidratos simples, sem fibras e sem restrições de quantidades e tomar chá emagrecedor (diuréticos, laxativos, e outros) fará com que haja perda de peso. É uma mentira, porque a pessoa só vai perder líquidos e ao ingeri-lo novamente volta ao mesmo peso Tomar chá verde após as refeições ajuda a perder peso é mentira, porque o chá verde realmente faz com que haja queima de gordura, no entanto, deve ser consumido longe das principais refeições (almoço e jantar), pois ele compete com a absorção de alguns nutrientes como o ferro, por exemplo.
Apesar de ouvir de nossas avós que "aquele chazinho faz milagre", não se engane: não basta tomar chás o dia inteiro e se entupir com uma alimentação rica em gorduras e doces. Os chás jamais devem substituir uma dieta equilibrada e os exercícios físicos, fundamentais num processo de perda de peso. Portanto, quem deseja usufruir os poderes das ervas para emagrecer, pode adotar desde já uma dieta pobre em açúcares e gorduras, uma atividade aeróbica (pode ser caminhada ou bicicleta, por exemplo) e a ingestão diária de chás de algumas ervas muito especiais capazes de ajudar a reduzir o apetite, estimular a circulação sangüínea, ativar o metabolismo, prevenir o depósito de gordura nas artérias e evitar a retenção de líquidos. Existem profissionais específicos e apropriados para auxiliá-los, entre eles, coloco-me a sua disposição.
Milton Antonio Leitão.
É Farmacêutico-Bioquímico – CRFSP 11972. Título de especialista de manipulação de Fórmulas Alopáticas. Pós Graduado em MBA – Gestão Estratégica em Farmácias. .Diretor das Farmácias Formulativa Mil. Itapira, Mogi Mirim .

 
 

Fonte: Milton Leitão

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1146 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções