Carregando aguarde...
Itapira, 26 de Janeiro de 2025
Notícia
16/05/2012 | Milton Leitão: O frio e a hipertensão arterial

Esse frio que está fazendo nos deixa com vontade de ficar mais em casa, assistindo à televisão, comendo coisas gostosas. Que perigo! No inverno temos tendência a comer em maior quantidade, pois nosso organismo precisa gastar mais energia para manter a temperatura corporal. Nossa relação entre o frio e ganho de peso é muito conhecida por todos nós. Quando o tempo esfria, a reclamação é geral.
Nesta estação do ano, costumamos abrir mão da salada que antecede nosso prato quente e que reduz muito a necessidade de grandes porções de alimentos mais calóricos. Nem vai bem a idéia de consumir frutas - tão saborosas e bem vindas no verão - como sobremesa. Abrimos mão do suco e optamos pelo vinho e chocolate quente. Preferimos alimentos mais calóricos como chocolates, tortas, sopas acompanhadas de pães.Tudo muito saboroso e ingerido em grande quantidade. Difícil de resistir.

Além de tudo isso, no outono e inverno, nós nos tornamos, naturalmente, mais preguiçosos para a prática de esportes,
O frio não engorda e não é sinônimo de ganho de peso quando sabemos lidar com as calorias dos alimentos e com a nossa queima metabólica. Podemos aproveitar as delícias do inverno, tendo em mente que devemos priorizar uma alimentação saudável e balanceada. Uma correta seleção de alimentos pode suprir as necessidades calóricas do organismo, sem levar a um aumento de peso.
O maior erro, que cometemos no outono e  inverno é esta situação paranóica de engordar, e esquecemos da nossa saúde em geral, um dos grandes males do outorno e inverno é o controle da hipertensão arterial, um mal que pode ser silencioso, pois não notamos com a calça apertada na cintura e outras particularidades de quando engordamos.
E esta afirmação tem comprovação científica, segundo estudo apresentado na reunião científica anual da American Heart Association, os hipertensos em tratamento com anti-hipertensivos conseguem atingir um melhor controle da pressão arterial no verão.A pesquisa epidemiológica foi conduzida em hospitais de veteranos de guerra e apresentada nas sessões científicas da American Heart Association em novembro de 2007 em Orlando.

Os investigadores acompanharam os registros de saúde de 443.632 veteranos com hipertensão em 15 hospitais durante 5 anos. Para entrar na pesquisa, os participantes apresentaram leituras de 140 mmHg na pressão sistólica ou 90 mmHg na diastólica em três ocasiões diferentes. Os participantes eram homens de 66 anos, em média. Apesar do uso correto das medicações para tratar hipertensão, as leituras das pressões foram mais altas nos meses de baixas temperaturas, apresentando índices 7,6% menores no verão.

As especulações sobre o assunto são de que a pressão arterial é mais alta no inverno, pois, as pessoas tendem a comer quantidades maiores de alimentos, ganham mais peso e se exercitam menos durante meses frios, diz um dos médicos envolvidos no estudo, o que vem de encontro com o que dissemos   acima.
Em pesquisa futura, esta equipe irá explorar se existe relação entre o ganho de peso e o aumento da pressão arterial no outono e  inverno. Por enquanto, os resultados do estudo indicam uma necessidade maior de atenção para controlar a pressão arterial durante os meses do inverno. Os médicos devem intensificar o monitoramento da pressão arterial de seus pacientes hipertensos e avaliar a necessidade de um aumento das doses das medicações usadas para controlar a pressão arterial nesta época do ano, além de orientar uma dieta saudável e um regime de atividades físicas regulares, que devem ser mantidas durante todo o ano.

 Portanto no outono e  inverno os cuidados com a saúde devem ser redobrados. Lance mão de líquidos, verduras, legumes e frutas. Cuidado com o excesso de sal, comidas gordurosas e muito condimentadas, nesta estação. Se você é hipertenso, converse com o seu médico sobre a dosagem da medicação, caso ela esteja alterada. Espante a preguiça, pratique exercícios físicos, sempre sob orientação profissional!
 

Fonte: Milton Leitão

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1060 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções