Chegamos ao verão, e depois de tanto sol, piscina e praia, a pele costuma ficar com manchas, descascada e muito ressecada. São necessários cuidados!
O verão é realmente a estação que mais causa danos à pele por conta da exposição excessiva às radiações UV. Nessa época do ano, além das queimaduras que podem variar de leves a severas, a desidratação do corpo é comum, porque o organismo perde mais água do que costumamos repor a pele resseca e fica áspera devido à descamação das células da superfície, portanto, esfoliação e hidratação são indispensáveis.
Existem pessoas, que após tomar vários banhos de sol e conseguir o tão desejado bronzeado, percebem que a pele ficou manchada. Isso ocorre pelo fato de a exposição a radiações ultravioletas A e B alterar o pigmento natural na camada superficial da pele e desencadear reações diferenciadas.
Para recuperar a hidratação da pele produtos que agem imitando a hidratação natural da mesma são os mais cotados e princípios ativos como a uréia, o lactato de amônia e o ácido lático acabam tendo papel muito importante na manutenção de um bom teor de água na pele.
Em virtude das radiações UV promoverem um aumento considerável da produção de radicais livres a utilização de cosméticos que tenham em sua formulação ingredientes que agem como antioxidantes é fundamental. Para as manchas que surgem após o verão o ideal é o uso de produtos clareadores que tem como proposta inicial eliminar o excesso de pigmento e reduzir a formação deste pelas células da pele. Limpezas de pele e tratamentos com massagens faciais renovam a pele e promovem um melhor metabolismo dos tecidos. Acalmam áreas de inflamação, reduzem os indesejados cravinhos e deixam a pele mais bonita, firme e hidratada.
Máscaras faciais podem trazer benefícios enormes, uma vez que ajudam na hidratação, maciez, firmeza e bom metabolismo da pele. Peelings seriados também são boas medidas. Além de uma boa renovação da pele, os peelings ajudam a renovar o colágeno e a epiderme que foram agredidas pelo sol.
Suplementos nutricionais ajudam na melhora da produção de elementos cutâneos favorecendo um colágeno mais firme e uma pele mais jovial. Além disso, quando estes suplementos são ricos em vitaminas, agem em conjunto com os cosméticos antioxidantes colaborando com a melhora da qualidade da pele agredida.
Esta época do ano, que compreende o final do verão e o inicio do outono é a época mais propícia para procurar um dermatologista, e correr atrás dos prejuízos causados pelo intenso sol do verão. Procure seu dermatologista - uma avaliação dermatológica faz a diferença na hora de escolher o produto correto e individualizado para você. Salve a sua pele!
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.