Carregando aguarde...
Itapira, 16 de Janeiro de 2025
Notícia
01/08/2012 | Milton Leitão: Primeiro de Agosto: Dia mundial da amamentação

Primeiro de Agosto, dia mundial da amamentação, um ato tão importante e tão marcante na vida de todos nós não poderia deixar de ter o seu dia para lembrarmos a todos da importância da amamentação, um ato único e indispensável na vida de um bebê.
Todos já ouviram falar, mas é sempre bom lembrarmos das vantagens da amamentação. Vamos começar relembrando que o leite materno é um alimento completo, e que até a criança atingir 6 meses de idade não é necessário o uso de nenhum outro alimento e que todas as mães devem amamentar o seu filho até os 2 anos de idade. Criança amamentada com leite materno adoece menos e aumenta o contato íntimo entre mãe e bebê, criando laços afetivos infinitos.
Hoje todos os médicos sejam eles pediatras ou ginecologistas incentivam o ato de amamentar e tem prazer em informar as vantagens, dúvidas e inúmeras maneiras de tornar o ato de amamentar mais prazeroso.
Vale sempre a pena ressaltar que amamentar trás benefícios para a mãe também, como redução de peso após o parto, redução do risco de câncer de mama, entre outros.
A OMS (Organização Mundial da Saúde)  idealizou em 1990 a Iniciativa Hospital Amigo da Criança – (IHAC) juntamente com a UNICEF para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. O objetivo é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce. Para isso, foram estabelecidos os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno.
Ao assinar, em 1990, a Declaração de Innocenti, em encontro em Spedale degli Innocenti, na Itália, o Brasil, um dos 12 países escolhidos para dar partida à IHAC, formalizou o compromisso de fazer dos Dez Passos uma realidade nos hospitais do País. Segundo fontes do Ministério da Saúde A IHAC (Iniciativa Hospital Amigo da Criança) soma-se aos esforços do Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno (PNIAM/MS), coordenado pelo Ministério da Saúde para:
• informar profissionais de saúde e o público em geral;
• trabalhar pela adoção de leis que protejam o trabalho da mulher que está amamentando;
• apoiar rotinas de serviços que promovam o aleitamento materno;
• combater a livre propaganda de leites artificiais para bebês, bem como bicos, chupetas e mamadeiras.
Outro importante programa para incentivo do aleitamento materno é o banco de leite humano um centro especializado, obrigatoriamente vinculado a um hospital materno e/ou infantil, responsável pela promoção do aleitamento materno e execução das atividades de coleta, processamento e controle de qualidade de colostro, leite de transição e leite humano maduro, para posterior distribuição, sob prescrição do médico ou de nutricionista.
É um estabelecimento sem fins lucrativos, sendo vedada à compra e venda na aquisição e distribuição dos seus produtos. Definição esta colhida junto ao Ministério da Saúde, nosso Hospital Municipal conta com esse serviço e sempre necessita de seu apoio e divulgação.
Enfim, assim como um jardim necessita de água para dar belas flores o leite materno rega a vida do bebê para dar bons frutos.
 

Fonte: Milton Leitão

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1317 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções