Durante o carnaval é fácil cantar: quanto riso, quanta alegria... e exercitar o bom humor em meio aos mil palhaços do salão. Difícil é conservar o riso até o próximo carnaval convivendo com a rotina vivida durante ano.
O riso é universal na espécie humana e uma das coisas mais comuns que fazemos. Num mesmo dia nós rimos muitas vezes e em situações completamente diferentes, e nem percebemos isso, porque raramente controlamos conscientemente o nosso riso.
Manter o riso diariamente e durante a vida toda é o desafio dos frequentadores do Clube do Riso em São Paulo. Eles se reúnem, para sessões de gargalhadas terapêuticas, segundo diz a Agência Estado. "Rir libera serotonina, o hormônio da alegria, e ainda estimula a produção de endorfinas, substâncias de ação relaxante", diz a psicopedagoga que coordena o grupo. Neste grupo dizer que rir é o melhor remédio, não soa como piada, pois, o grupo tem registros de vários casos de pessoas que superaram a depressão por meio da risoterapia.
Não é de hoje, que o riso é utilizado como ferramenta terapêutica para tratamento de doenças, o poder do riso sobre a saúde rege o trabalho da ONG Doutores da Alegria, que ministra doses de alegria pelos hospitais de São Paulo por meio de seus esquadrões de palhaços, que já fizeram fama e foram precursores de outros grupos afins que tem se incorporado nos pavilhões de vários hospitais de todo o Brasil para aliviar o sofrimento de pacientes. O resultado é surpreendente.
O mais novo argumento a favor da risada vem da cardiologia: segundo um estudo da Universidade de Maryland, em Baltimore (EUA), pessoas capazes de encarar com bom humor as adversidades cotidianas, como um pneu furado em dia de chuva, são menos susceptíveis aos ataques cardíacos. Para convencer os incrédulos, vale considerar o lado “malhação” do riso: a movimentação do diafragma e dos músculos abdominais envolvidos em dez minutos de riso é capaz de queimar cerca de 50 calorias.
O riso proporciona harmonia das funções corporais e emocionais, isso nos permite viver com alegria, felicidade, prazer, satisfação, sua função é de facilitar nossa comunicação, criar efeitos positivos em nossos contatos sociais e profissionais.
Rindo nós somos mais pacíficos, e conseguimos interagir melhor em grupos sociais e ambientes de trabalho que nos inserimos.
Então, comecemos a rir agora mesmo, aproveitemos o tempo, isso promoverá alegria e bem estar para nós mesmos e para todos em nossa volta, e o melhor de tudo isso é que o riso não tem contraindicação e não custa nada: sejamos a partir de hoje só risos!!!!
Milton Antonio Leitão – Framacêutico. Consultor Técnico da Farmácia Formula Athiva.
Rua Regente Feijó, 118 – fones: 38131499 - 38131586
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.