Carregando aguarde...
Itapira, 24 de Novembro de 2024
Notícia
24/06/2014 | Milton Leitão: Uso seguro de medicamentos
Uma das práticas às vezes adotadas por usuários que podem tornar os medicamentos ineficientes e até mesmo prejudiciais à saúde é cortar comprimidos ao meio ou até em partes menores para diminuir a dosagem, e abrir cápsulas para tomar apenas parte do pó contido nelas. Não se deve partir comprimidos ou abrir cápsulas, não só porque o usuário nunca poderá ter certeza na quantidade de medicamento que será ingerido, mas também porque existem muitos remédios de "liberação sustentada", ou seja, que liberam aos poucos as substâncias no organismo, às vezes até durante um dia inteiro. Esses tipos de produtos jamais devem ser partidos, abertos e muito menos triturados ou mastigados, pois a absorção de maneira inadequada pode acabar prejudicando o tratamento do paciente. No caso de comprimidos sulcados, esta prática deve ser feita somente com o aval do médico, alguns tipos de comprimidos e cápsulas devem ser levados até uma farmácia de manipulação, que e o local adequado para se fazer o fracionamento da dose de um medicamento de forma padronizada e personalizada de acordo com a dosagem prescrita pelo médico ou outro prescritor. Estes estabelecimentos contam com laboratórios apropriados para tal feito.
 
Outro alerta é em relação ao reaproveitamento de medicamentos já abertos ou por outro membro da família ou em ocasião de recorrência da doença no mesmo paciente. Os antibióticos, por exemplo, jamais devem ser reutilizados, mesmo que haja sobra nos vidros e frascos. Eles são eficazes sempre para certo tipo de bactéria e é errado supor que o antibiótico de outra pessoa (ou alguns dos antibióticos que o paciente guardou no armário) irá funcionar. Eles devem sempre ser tomados até o fim, exceto quando o médico der instruções para parar.
 
Por fim, o armazenamento e descarte de medicamentos também são procedimentos que requerem cuidados. Jogar remédios fora de maneira inadequada pode contaminar a água e o solo, conforme orientação do SINITOX – Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas. O correto é despejar as sobras de medicamentos ou aqueles já vencidos na pia ou no vaso sanitário, sem as embalagens.   As embalagens devem ser bem lavadas antes de ir para o lixo e, no caso dos vidros e plásticos, devem ser reciclados. Também não se devem jogar seringas e agulhas no lixo, elas devem ser entregues na farmácia mais próxima, que possui um lixo especial para resíduos, feito de papelão. Em nossa atividade profissional fizemos um projeto pioneiro para descarte e reciclagem do frasco de plástico utilizado como recipiente do medicamento. Cada vez que o cliente levar um frasco já utilizado o mesmo é descartado adequadamente na frente do cliente, e posteriormente doado para reciclagem. Só isso? Não. O cliente ainda recebe um desconto pelo ato de colaborar com a preservação do meio ambiente. Isso é educação em saúde. 
 
A última orientação fica por conta do local adequado para armazenar medicamentos em casa, muita gente guarda remédios no banheiro. É o pior lugar da casa, pois os medicamentos devem ser guardados em local arejado, longe da umidade. 
 
Finalizando salientamos que medicamentos devem ser prescritos de acordo com a patologia e posologia adequada, ou seja, nem a mais e nem a menos. Não é um tipo de produto que se estoca em casa. 
 
Milton Antonio Leitão.  É Farmacêutico-Bioquímico – CRFSP 11972.. Consultor da Farmácia de Manipulação Formula Athiva- Rua Regente Feijó, 118 – fone 38131499 
 
Fonte: Milton Leitão

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1836 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções