Carregando aguarde...
Itapira, 24 de Janeiro de 2025
Notícia
08/08/2012 | Milton Leitão: Você tem idéia de como está o seu colesterol?

Por definição acadêmica e cientíca colesterol é um álcool policíclico de cadeia longa, usualmente considerado um esteroide, encontrado nas membranas celulares e transportado no plasma sanguíneo de todos os animais. É um componente essencial das membranas celulares dos mamíferos.  Não existe colesterol em nenhum produto de origem vegetal. Plantas apresentam um produto similar chamado de estigmaesterol, que não é absorvido pelo corpo humano.
Em palavras mais simples e de fácil entendimento o colesterol é um tipo de gordura (lipídio) encontrada naturalmente em nosso organismo, fundamental para o seu funcionamento normal. O colesterol é o componente estrutural das membranas celulares em todo nosso corpo e está presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. Nosso corpo usa o colesterol para produzir vários hormônios (até os sexuais), vitamina D e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras. 70% do colesterol é fabricado pelo nosso próprio organismo, no fígado, enquanto que os outros 30% vêm da dieta.
A maneira de como o organismo processa o colesterol, depende de vários fatores como estilo de vida, sexo, predisposição genética. Algumas pessoas podem ingerir grandes quantidades de colesterol em relação à outra e ter seu nível normal no sangue enquanto outras que podem ingerir pouco e ter seu nível elevado.
Os órgãos de saúde recomendam mudança no hábito de vida de pessoas que estejam com o nível sanguíneo de colesterol acima de 200 mg por decilitro.
Para controlar o colesterol devemos reduzir a ingestão de gorduras saturadas. Uma pessoa que diminui 20% de calorias de sua alimentação normal, e que mantém em 7% a ingesta de gorduras saturadas pode reduzir seu colesterol total em 14 %, somente com a alimentação sem o uso de medicamentos, lembrando que este dado é estatístico e que organismos variam de pessoa para pessoa. Sem dúvida nenhuma isso não é uma tarefa fácil, pois, toda vez que se fala em mudar comportamentos pessoais implica em mudanças de estilo de vida, que por sua vez implica no aspecto da vida social do individuo.
Todos sabem que existem 2 tipos de colesterol o bom (HDL) e o ruim (LDL). O bom é de alta densidade e ruim de baixa densidade, o que impede que o bom colesterol seja absorvido pelas células e que com o ruim a ação é inversa.
Como existem alimentos gordurosos “recheados” de colesterol, existem alimentos que podem reduzir o colesterol, por isso, é sempre bom o acompanhamento nutricional em conjunto com o medicinal e farmacológico. Falando em farmacologia, não podemos nos esquecer das estatinas que são um grupo de substâncias afins, denominadas lipoproteínas, empregadas no tratamento de  altos níveis de Colesterol, LDL-colesterol e VLDL-colesterol no sangue.
Hoje, é o dia Nacional do combate ao colesterol, e meu intuito não é passar um trabalho acadêmico sobre o mesmo, fiz essa introdução longa, apenas para finalizar com um alerta que o nível de colesterol elevado é muito prejudicial a saúde, podendo ser a causa de várias doenças fatais.  E também um convite às mudanças de hábitos alimentares, à prática de exercícios físicos, ao abandono do cigarro e a prevenção como alternativa de mais saúde para todos.

 

Fonte: Milton Leitão

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1566 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções