Índices oficiais do Ministério do Trabalho apontaram na semana passada que Itapira foi, nos quatro primeiros meses deste ano, o município responsável pela criação de quase metade dos empregos da microrregião. Os dados constam do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que apura a movimentação de carteiras assinadas em todo o território nacional. No último fechamento do índice, Itapira aparecia como responsável pela criação de 49,01% do total de novas vagas do eixo, que inclui ainda Mogi Mirim, Mogi Guaçu e Amparo.
No total, a microrregião criou, nos primeiros quatro meses do ano, 2620 vagas. Destas, 1284 são de Itapira, seguida por Mogi Guaçu, que criou 591 postos. Na terceira posição do primeiro quadrimestre do ano na região está Mogi Mirim, com 545 vagas, enquanto Amparo gerou 200 novos empregos.
O resultado está dentro do esperado em razão da evolução do emprego no município em abril, quando foram criadas 226 vagas. Apenas naquele mês foram 53 novos postos na indústria, 47 no setor de serviços, 46 no comércio, 43 na agropecuária e 37 na construção civil. Com isso, o emprego em Itapira cresceu 1,02%, superando a marca de 0,26% do Brasil e de 0,34% do Estado de São Paulo, além de ficar acima dos municípios da microrregião.
O prefeito José Natalino Paganini saudou os resultados do levantamento, lembrando que eles refletem o forte trabalho do empresariado local e, ao mesmo tempo, a confiança do mercado nas ações tomadas pelo município para incentivar a geração de emprego e renda no município. “Nossos empresários estão investindo e ampliando seus negócios, dando assim condições ainda melhores para o desenvolvimento de Itapira”, afirmou.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.