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Itapira, 04 de Dezembro de 2024
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23/11/2016 | Ministro defende PEC do Teto e diz que Brasil não pode virar Grécia ou Rio
Brasília - O ministro da Educação, Mendonça Filho, participa de audiência pública sobre reforma do ensino médio, na Comissão de Educação da Câmara (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Brasília - O ministro da Educação, Mendonça Filho, participa de audiência pública sobre reforma do ensino médio, na Comissão de Educação da CâmaraAntonio Cruz/Agência Brasil

?O Brasil não pode virar Grécia [que passou por recentes problemas econômicos], o Brasil não pode virar Rio de Janeiro?, disse hoje (23), o ministro da Educação, Mendonça Filho, em audiência pública na Comissão de Educação, na Câmara dos Deputados.

?Se virar, entra em calamidade como estão em calamidade a saúde e a educação no Rio de Janeiro. Por isso, considero vital que se equilibre o orçamento público, até para preservarmos os recursos para a área de educação e saúde do nosso país?, explicou. 

A audiência foi convocada para debater a reforma do ensino médio, realizada pelo governo por meio da Medida Provisória (MP) 746/2016. O financiamento do setor foi uma das principais questões levantadas pelos deputados. Alguns criticaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/2016, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos à correção da inflação do ano anterior, a chamada PEC do Teto.

?A PEC retira recursos de forma significativa da educação brasileira. Como vamos ampliar o direito à educação e cumprir o PNE [Plano Nacional de Educação], com a redução de recursos orçamentários para a educação brasileira por 20 anos consecutivos??, questionou a deputada Maria do Rosário (PT-RS).

O PNE estabelece metas desde a educação infantil à pós-graduação para serem cumpridas até 2024. Entre as metas, está a ampliação do investimento em educação dos atuais 5,3% para o equivalente a 10% do Produto Interno Bruto (PIB ? a soma de todas as riquezas produzidas pelo país).

Segundo relatório divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), abordando o monitoramento das metas do PNE, o Brasil precisa investir R$ 225 bilhões a mais para atingir a meta do PNE.

?Há uma contradição em relação à PEC nas áreas econômicas e a sua apresentação de tempo integral. Temos diferença grande entre escolas de áreas centrais e periferias, que têm dificuldade de acesso, de materiais, de falta de professores, é um problema muito grave?, acrescentou o deputado Aliel Machado (Rede - PR).

Ampliação da jornada escolar

A MP do Ensino Médio estipula a ampliação da jornada escolar obrigatória do ensino médio das atuais 4 horas por dia, progressivamente, para 7 horas diárias. A maior parte desses custos deverá recair sobre os estados, que atravessam dificuldades financeiras.

O ministro da Educação defendeu a PEC como necessária para equilibrar o orçamento: ?[Estamos na] maior recessão da história desde o início do século passado até hoje. Isso sim tira dinheiro da educação. Uma recessão desse tamanho, impondo a redução da receita para os estados, municípios e União, retira dinheiro da educação. Isso que a gente não pode aceitar, precisa fazer com que o Brasil volte a crescer?, afirmou.

O ministro ressaltou que a PEC estipula um teto global dos gastos do governo, mas permite que o Congresso aprove aumento do orçamento na educação e na saúde. ?A PEC 241 (atual PEC 55/2016) não tira um centavo da educação. É questão de decisão política?.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-11/ministro-defende-pec-do-teto-e-diz-que-brasil-nao-pode-virar-grecia-ou-rioMariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil

Fonte: Agência Brasil

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