Dirigentes de bancos centrais e ministros das Finanças das 20 principais economias do mundo comprometeram-se em reforçar o crescimento econômico global. Reunidos hoje (11), em Washington, nos Estados Unidos, os membros do G20 prometeram adotar ações para se contrapor aos principais problemas e riscos da economia atual.
?Estamos determinados a gerir esses riscos e a tomar medidas que reforcem a recuperação, criem emprego e melhorem as perspectivas de médio e longo prazo?, destacou o G20 em comunicado. A nota também informou que os países do grupo permanecem vigilantes em relação a importantes riscos que tornam a economia global vulnerável.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) informou que a economia mundial atualmente enfrenta diversos tipos de risco. Os principais são a redução dos estímulos nos Estados Unidos, a estagnação econômica e a deflação na Europa, os problemas no sistema financeiro da China e os desafios de políticas nos países emergentes.
Os dirigentes financeiros do G20 também manifestaram preocupação com os riscos econômicos da crise na Ucrânia. ?Estamos monitorando a situação econômica na Ucrânia, conscientes dos riscos para a estabilidade econômica e financeira?, informou o texto.
O comunicado confirma que as tensões na Ucrânia estão provocando agitação entre as 20 principais potências, que incluem os Estados Unidos, os principais países europeus e a Rússia. O grupo elogiou o FMI e o Banco Mundial por liderarem a ajuda econômica ao governo ucraniano.
O FMI, o Banco Mundial, os Estados Unidos e a União Europeia prometeram US$ 27 bilhões para ajudar a economia ucraniana, mas movimentações militares da Rússia na fronteira oriental do país aumentaram os riscos para essa ajuda.
* Com informações da Agência Lusa
Editor Stênio Ribeirohttp://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2014-04/ministros-do-g20-comprometem-se-reforcar-crescimento-economico-global Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.