A noite de quinta-feira, 16, foi de Ação de Graças na Igreja Nossa Senhora da Penha, quando foi realizada uma missa em comemoração ao término das obras do telhado da matriz. Cerca de 150 pessoas estiveram presentes.
A celebração foi dividida em duas partes, sendo a primeira destinada à apresentação do trabalho, prestação de contas e agradecimentos. Logo após, o bispo dom Pedro Carlos Cipolini deu início ao ritual litúrgico. Autoridades municipais, empresários e parceiros também marcaram presença.
Ao todo, foram cinco meses de trabalho para a substituição de ripas, caibros e telhas, somando aproximadamente 1,2 mil metros. A campanha Cubra de Bênçãos a Casa da Mãe foi iniciada em agosto com o intuito de angariar fundos para custear toda a obra, que está sendo calculada em cerca de R$ 180 mil. Uma ação entre amigos, a rifa de um carro 0 Km, o Livro Ouro, a festa da Padroeira, a ajuda de outras paróquias e as doações espontâneas foram suficientes para arrecadar algo em torno de 76% do valor necessário, segundo cálculos prévios da paróquia.
O padre João Gonçalves da Silva explicou que o faturamento total ainda está sendo concluído e só então será possível divulgar os valores reais. Ainda de acordo com ele, o restante da dívida foi pago pelo fundo da igreja. “Tenho que destacar que o povo é muito generoso e todos os fiéis se uniram para ajudar nessa obra e já estão animados para as próximas etapas”, destacou.
A reforma do telhado foi a primeira – e mais custosa – fase da reforma prevista para a igreja. Logo em seguida terão início os estudos e projetos para a troca da instalação elétrica, melhoria do som, restauração de imagens, torre, relógio, vitrais, portas e sino, limpeza geral, obras de acessibilidade e pintura interna e externa. “Tudo ocorreu de maneira muito tranquila, sem incidentes e sem atrapalhar as atividades programadas. A empresa contratada também foi muito eficiente e confiável, fazendo um serviço de qualidade. Além disso, a sintonia entre a comissão e a equipe de trabalho foi perfeita, não gerando espaço para preocupações”, concluiu o padre.
Apesar dos reparos serem necessários, principalmente pela idade da construção, o principal motivo que impulsionou o desejo pela reforma é a comemoração dos 180 anos da paróquia, que será celebrado em 2015, bem como a transformação da Matriz em Forania.
Fiéis acompanharam a celebração de Ação de Graças
Missa foi presidida pelo bispo diocesano e contou com a presença de outros padres
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.