Neste sábado, dia 6 de abril, a Santa Casa de Misericórdia de Mogi Mirim comemora 146 anos de existência. Uma história de desafios, lutas e conquistas, que caminha de mãos dadas com a história de Mogi Mirim e de seus cidadãos.
Fundada em 1867 pelo então bispo diocesano de São Paulo, Dom Sebastião Pinto do Rego, e pelo presidente da Província de São Paulo, Dr. José Tavares Bastos, a sede do hospital era localizada no Largo São Benedito (atual Praça Duque de Caxias); e só veio a ser instalada no atual endereço no ano de 1945, em razão dos excessivos gastos com o prédio antigo e também pela falta de mais leitos, uma vez que o hospital encontrava-se insuficiente para atender às necessidades da população. No dia 30 de agosto de 1867, era fundada também a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Mogi Mirim, que desde então tem a missão de manter o hospital.
Hoje, a Santa Casa conta com mais de 600 profissionais, entre médicos, enfermeiros, e profissionais das áreas de suporte e administrativas, tornando-o uma das maiores empresas de Mogi Mirim. É considerado um hospital de referência regional, por contar com uma ótima infraestrutura, uma renomada equipe médica e com um quadro altamente qualificado de profissionais.
Entre as especialidades atendidas, estão Urgência e Emergência, Unidade de Terapia Intensiva Adulto e Neonatal, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Geral, Cirurgia Geral, Urologia, Neurologia e Neurocirurgia, Cirurgia Vascular e Nefrologia.
Na Unidade de Urgência e Emergência, em média, são atendidos 348 pacientes por dia, entre convênios e SUS. Se levarmos em conta todos os atendimentos no ano de 2012, foram quase 14 pacientes por hora. Já o setor de Nefrologia, referência regional no tratamento de hemodiálise, hoje conta com 152 pacientes, preenchendo 75% de sua
capacidade total, atendendo pacientes de Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Itapira e Estiva Gerbi. No Centro Cirúrgico, durante o ano de 2012, foram realizadas 4667 cirurgias, uma média de 389 por mês, dentre as diversas especialidades oferecidas pelo hospital. Já o número de internações, durante o mesmo período, ultrapassa 6500.
A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Mogi Mirim sempre trabalha rumo a excelência no serviço prestado, e não mede esforços para trazer, continuamente, melhorias para o hospital e, consequentemente, para toda a população. Portanto, agora em abril, novidades estão por, visando beneficiar toda a população; esta que cada vez mais demanda por um serviço de qualidade que atenda suas exigências e preze por seu bem-estar contínuo. Por isso, continuamos a registrar nossas páginas na história, com palavras escritas por aqueles que fazem parte dela: nossos estimados pacientes.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.