Carregando aguarde...
Itapira, 15 de Mar�o de 2025
Notícia
14/12/2014 | Moradores protestam contra teleférico no Morro do Leme
Bondinho do Pão de Açúcar

Moradores do Leme protestam contra instalação de teleférico no Morro do Leme que se interligaria até o Pão de AçúcarArquivo Agência Brasil

Moradores do bairro do Leme, zona sul da cidade do Rio de Janeiro, protestaram hoje (14) contra a instalação de uma estação de teleférico no Morro do Leme. O espaço onde a concessionária Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar pretende instalar a nova estação é uma área de proteção ambiental que pertence ao Exército.

Pelo projeto da concessionária, a estação do Leme será ligada por um teleférico à estação do Morro da Urca, que, por sua vez, se liga à estação do Pão de Açúcar. A subida para todas as estações continuará sendo feita, exclusivamente, pela Praia Vermelha.

O morador Plínio Senna, que integra o Conselho Gestor das Áreas de Proteção Ambiental (Apas) dos Morros do Leme, da Babilônia e de São João, diz que a estação provocará danos ao meio ambiente e terá um impacto negativo na paisagem local.

?Queremos mostrar nossa inquietação com esse projeto que descaracteriza o sítio histórico do Forte Duque de Caxias e que impacta nas áreas de conservação ambiental, ao fazer duas estações de teleférico aqui em cima e ao trazer 7 mil pessoas por dia para cá. É um lugar onde já existe um ponto turístico sustentável e a população entra pagando R$ 4?, disse.

A assessoria de imprensa da concessionária informou que não haverá qualquer dano ao meio ambiente ou ao patrimônio do Exército já existente no local. A empresa disse que as pessoas continuarão podendo subir ao Morro do Leme, pela estrada hoje existente, sem precisar pagar o ingresso do teleférico.

Quanto ao número de visitantes, a empresa negou que são previstas 7 mil visitas diárias para o Morro do Leme. Ela destacou que ainda não há um cálculo sobre isso. Atualmente, segundo a concessionária, a média de visitantes do sistema de bondinhos do Pão de Açúcar é 3 mil pessoas por dia, na baixa temporada, e 6 mil pessoas na alta temporada.

Durante a manifestação, os moradores coletaram assinaturas para pedir ao Exército que se oponha ao projeto e para entregar ao Ministério Público. A discussão sobre a implantação da estação de teleférico no Morro do Leme segue na Câmara dos Vereadores.

Editor Marcos Chagas

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-12/moradores-protestam-contra-teleferico-no-morro-do-leme

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1280 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções