O secretário de Cultura e Turismo, Marcello Dragone Iamarino, confirmou nesta semana a realização do Movimento Cultural Itapira, que será realizado no dia 24 deste mês. Nomeado anteriormente de Maratona Cultural, o projeto vem sendo discutido desde meados de março deste ano em conjunto com o Conselho de Cultura do município.
De acordo com Iamarino, a empreitada tem como intuito suprir a ausência da Virada Cultural Paulista – cujo evento exige uma verba muito alta do município – e movimentar supermercados, bares, parques, praças e demais espaços da cidade com apresentações de dança, música, teatro, contação de história, poesia, fotografia, dentre outras atividades. Todas as atividades irão ocorrer de forma coordenada para que nenhum horário seja igual ao outro e os munícipes possam prestigiar todos eles. “Nossa intenção é oferecer apresentações de qualidade aos munícipes e dar oportunidade aos artistas locais”, salientou.
O ‘esqueleto’ do evento já está praticamente pronto, restando apenas algumas confirmações de locais e artistas. O Movimento Cultural Itapira terá início no período da manhã, às 10h00, na Praça Bernardino de Campos, com apresentações de dança, exposição de quadros e intervenção do grupo Máquina do Mundo com Varal de Poesias. Mais tarde, por volta do meio-dia, o grupo Viola Caipira se apresenta em um supermercado de grande porte da cidade.
No período da tarde, o evento continua às 14h00 no Parque Juca Mulato, especificamente defronte a Casa da Cultura João Torerecillas Filho, onde haverá exposição de fotos e atividades desenvolvidas pelo Clube do Livro e pela Companhia de Teatro Paulino Santiago, com intervenções de teatro e contação de histórias.
Outra apresentação em um supermercado está prevista para ocorrer às 16h00, desta vez trazendo a musicalidade do Coral Cidade de Itapira. Às 17h00, a Praça Mogi Mirim (em frente à escola ESO) será palco para a apresentação de uma banda.
À noite, por volta das 19h00, haverá som ao vivo em um palco montado entre o fim da Rua José Bonifácio e início da Rua Francisco de Paula Moreira Barbosa, na região central da cidade. O fechamento do evento ainda está por confirmar, mas a previsão é que haja uma apresentação teatral na Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) Orestes de Jácomo, no Istor Luppi.
Marcello Iamarino adiantou ainda que tentará contato com os organizadores da exposição dos modernistas, que começará uma semana antes, para incluí-los no roteiro cultural. Sobre a escolha dos locais, ele explicou que a organização buscou por alocações onde costumeiramente existe um público fixo.
As definições finais, bem como divulgação oficial por meio de faixas, cartazes e da rede social Facebook devem ocorrer nas próximas semanas. “Está tudo em fase final de organização, mas já está tudo certo. A maioria dos artistas é de Itapira e buscamos variar bem, para agradar todo mundo e promover um evento cultural de sucesso”, finalizou o secretário.
Circuito Cultural retorna no fim deste mês
Ainda durante a entrevista, Iamarino adiantou quais serão as próximas atrações do Circuito Cultural Paulista. A primeira delas será no dia 30 deste mês, em local ainda por definir. Neste dia, o grupo de dança Batuque Contemporâneo fará um espetáculo diferenciado unindo dança e música contemporânea de modo ousado e criativo.
Já no dia 15 de junho é a vez da banda Aeromoças e Tenistas Russas trazer um pouco do seu som baseado em Rock Instrumental. O show será no Parque Juca Mulato, em frente à Casa da Cultura.
Além do Circuito, Marcello Iamarino também disse que o planejamento para a realização da segunda edição do Festival de Inverno de Itapira já teve início. O evento, que ocorrerá no final de julho, contará com quatro dias de shows e apresentações culturais.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.