Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Dezembro de 2024
Notícia
25/08/2015 | Mulheres são foco de debate em conferência municipal
 
 
A tarde da última terça-feira foi de debates e discussões sobre os direitos e oportunidades das mulheres com a realização da 2ª Conferência Municipal dos Direitos das Mulheres, que foi sediada no auditório da AIPA (Associação Itapirense de Preparo do Adolescente) e reuniu em torno de 150 pessoas. A abertura do evento contou com a presença do prefeito José Natalino Paganini (PSDB), da presidente do CMDM (Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres), Vera Marilza de Souza Vômero, da delegada titular da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), Vânia Turolla Alves Cardoso, do vereador Carlos Alberto Sartori (PSDB) e da presidente do Sindicato dos Servidores Públicos e conselheira do CMDM, Cristina Helena da Silva Gomes.
 
Antes do início das atividades, Cristina Gomes e Vera Vômero fizeram um breve retrospecto das conquistas femininas em vários setores da sociedade e deu enfoque principal na saúde pública itapirense. “Sei que as mulheres têm muitos desafios, mas vou me ater ao nosso município onde as conquistas foram muitas, principalmente na Saúde da Mulher que é um dos programas melhores instituídos no município. O Programa atende as mulheres de todas as fases, desde a adolescência a menopausa, com prevenção, diagnóstico, gravidez e cirurgia, se necessário, além do Programa Âncora, que trabalha com a violência e é realizado em parceria com todos os setores. É um grande avanço”, lembrou Vera.
 
Em seu discurso, Paganini parabenizou a iniciativa das mulheres e surpreendeu com o compromisso de reformar a sede da Delegacia da Mulher. “Assumo a responsabilidade de iniciarmos a reforma da antiga Ciretran para que a gente possa fazer a tão sonhada DDM”, disse.
 
Em seguida, a delegada Vânia Turolla apresentou estatísticas de atendimentos da DDM e explicou um pouco mais sobre a legislação que defende a mulher, principalmente a Lei 11.340/06, conhecida com Lei Maria da Penha. Já a mestre em Serviço Social, Rosa Frederick, da empresa Recapp Consultoria e Assessoria em Políticas Públicas, palestrou sobre a ausência de políticas públicas voltadas às mulheres e iniciou as reflexões acerca dos eixos temáticos que iriam nortear as discussões em grupos.
 
 
Todos os presentes foram divididos em equipes para discutir propostas para os temas Participação dos Conselhos e Movimentos Feministas na Efetivação dos Direitos e Oportunidades das Mulheres e Orçamento; Sistema Nacional de Politicas para Mulheres – Subsídios; Empoderamento das Mulheres no Sistema Político – Amadurecimento da Mulher no Poder; e Casa de Passagem – Apoio Social as Mulheres que Sofrem Violência e Criação de Equipe Multidisciplinar para o Atendimento dessas Mulheres. A plenária com apresentação das propostas e antecedeu o encerramento oficial da conferência. Uma votação também elegeu duas delegadas que representarão Itapira na conferência estadual que está agendada para novembro. Representando o poder público foi eleita a Guarda Civil Municipal Paula Márcia Antônio e, como membro da sociedade civil, Iolanda Massarotti.
 

Agora, todas as questões serão compiladas e o texto final será aprovado pelos setores competentes e, posteriormente, publicado no Jornal Oficial do município. 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

2462 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções