No ano de 2013 o serviço de odontologia da rede municipal registrou um aumento expressivo de procedimentos se comparado a 2012. Enquanto em 2012 o serviço registrou 62.247 procedimentos, em 2013 foram exatos 105.596.
O número pode ser ainda maior, porque restam ser computados alguns tipos de atendimentos. O dentista Paulo Marcos Zelante, diretor do serviço de Odontologia da Secretaria de Saúde, destaca: “aumentamos a programação para as crianças, adentrando nas creches e escolas. E voltamos a atender nos asilos.”
Durante 2013, foram visitadas as escolas municipais e estaduais. Em todas elas, o serviço prestado foi de uma triagem completa nas crianças e adolescentes, para diagnosticar problemas dentários e conscientizá-las de que cuidar-se é muito importante. Zelante informa que todas as escolas municipais e estaduais estão inseridas no programa, exceto a Escola ntônio Caio, que participará neste ano. Outra frente de trabalho se deu nos asilos. O serviço de odontologia está presente no Asilo São Vicente de Paulo e Casa de Repouso Allan Kardec. Neste caso, o atendimento aos idosos é importante porque, além de cuidar de um eventual câncer de boca, alerta aos idosos quanto aos cuidados com os dentes. O serviço é prestado na própria instituição, encaminhando os casos mais sérios para os consultórios, o que também acontece com os alunos das escolas estaduais.
Isso ocasionou uma redução nas filas de espera nos consultórios da rede municipal muito grande, mesmo sem aumentar o número de dentistas para atender a população. A melhoria também aconteceu por conta do empenho da equipe durante os mutirões realizados no decorrer do ano. Foram realizados mutirões de próteses dentárias e de 3° molar.
A secretária de Saúde, Rosa Ângela Iamarino, contou sobre vários avanços que essa área da saúde conquistou. “Melhoramos os equipamentos e a preparação dos profissionais e orientamos sobre o controle computadorizado dos procedimentos”. Ela também destacou o aumento de próteses e ações em asilos.
Rosa também comentou que para este ano pretende melhorar os equipamentos e adquirir alguns materiais educativos para conscientizar as crianças sobre a importância de se ter um cuidado especial com os dentes. “Além disso, pretendemos conseguir aparelhos de raio-X para o atendimento nas zonas rurais, acelerando ainda mais o atendimento aos pacientes”. Zelante afirmou que pretende agora orientar os enfermeiros dos asilos, para identificarem alguns problemas dentários e encaminharem aos postos do município.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.