O município de Itapira assinou, no Palácio dos Bandeirantes, o convênio que garantiu sua adesão ao programa Via Rápida Emprego. O ato, que teve como anfitrião o governador Geraldo Alckmin (PSDB), contou com a participação do prefeito José Natalino Paganini (PSDB) e do deputado Barros Munhoz (PSDB), dentre dezenas de autoridades que participaram da solenidade.
Na ocasião foram anunciadas 162.208 novas vagas nos cursos do Via Rápida Emprego. Houve ainda a entrega de mais 17 carretas equipadas com salas de aula e laboratórios, que permitem levar qualificação profissional a diversos municípios e entre eles está Itapira. A definição dos cursos, bem como a data em que serão ministrados ainda está em estudo pelo governo do Estado, que leva em conta a demanda da cidade e região. “Mas Itapira está entre as mais de 100 cidades onde os cidadãos irão ter essa qualificação profissional espetacular, de graça. Estou muito feliz em poder levar mais essa alegria aos itapirenses. Agradeço ao deputado Barros Munhoz por ter intermediado por nós nessa adesão ao programa”, disse o prefeito Paganini.
Barros Munhoz, que na cerimônia discursou em nome dos parlamentares presentes, também comemorou a conquista e enalteceu o dinamismo do governo do Estado. “Itapira não poderia ficar de fora desse programa maravilhoso. São cursos voltados ao mercado de trabalho, com uma estrutura fantástica. Mais uma vez agradeço ao governador Geraldo Alckmin por atender nossos anseios”, disse.
Via Rápida Emprego
Lançado em 2011 pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Via Rápida Emprego oferece capacitação profissional gratuita por meio de cursos de curta duração. O objetivo é qualificar pessoas para que entrem no mercado de trabalho, ou abram seu próprio negócio, conquistando assim renda e autonomia.
O programa atua por meio de capacitações intensivas aos profissionais, com duração de no máximo três meses. Isso permite ao aluno concluir o curso rapidamente e candidatar-se às oportunidades de emprego com capacidade para desempenhar as funções necessárias.
Como forma de incentivo, os participantes recebem material didático e subsídio de transporte. Desempregados sem seguro desemprego ou benefício previdenciário têm direito à bolsa-auxílio mensal durante o período do curso.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.