Em entrevista coletiva concedida à imprensa na tarde da última quinta-feira, 13, a chefe da Vigilância Epidemiológica, Josemary Apolinário, falou sobre a atual situação da dengue no município. De acordo com ela, Itapira tem hoje quatro casos positivos da doença, sendo que um deles é importado e outros dois indeterminados. “É um número esperado, principalmente devido ao fato que nossa região já registra muitos casos”, complementou Jose. Os pacientes são dos bairros Istor Luppi, Vila Pereira e Santa Fé.
Os diagnósticos foram feitos nos últimos 15 dias e logo após a equipe de vigilância deu início à ação conhecida como busca ativa. Neste trabalho, os agentes fazem visitas nas residências próximas dos pacientes infectados com o intuito de localizar outros casos. “Quando encontramos mais de um caso no mesmo local, como é o caso da Vila Pereira, fazemos a nebulização para tentar exterminar os mosquitos daquela área”, explicou a chefe da V.E.
A secretária de saúde Rosa Ângela Iamarino também aproveitou o momento para chamar a atenção dos munícipes sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar os criadouros e crescimento das larvas. “As chuvas dos últimos dias preocupam, pois os criadouros podem estar presentes em muitas residências. Reitero o pedido para que toda a população tome cuidado com entulhos, caixas d’águas, ralos, calhas, vasos, bebedouros de animais e banheiros desativados para que nenhum deles possa abrigar ovos e larvas do Aedes”, destacou.
Em relação aos casos suspeitos, Josemary disse que cerca de seis pacientes aguardam os resultados. Mesmo assim, ela afirmou que o número é baixo e disse que todos devem se alertar para os sintomas e procurar um médico quando desconfiarem da infecção.
Como complemento às ações já realizadas em Itapira, a Vigilância Epidemiológica participa, entre os dias 24 e 28 deste mês, da Semana Estadual de Combate à Dengue. Nestes dias serão realizadas atividades específicas de conscientização e prevenção junto à população.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.