Entrevista com pacientes depois da cirurgia e com a Secretária de Saúde Rosa Iamarino. Assista:
A equipe da Secretaria de Saúde comandada por Rosa Iamarino
Aconteceu neste sábado, 57, no Largo São Benedito, próximo ao Hospital Municipal, o mutirão de cirurgias de catarata que a Secretaria de Saúde de Itapira organizou para reduzir a demanda na rede pública municipal. A expectativa é de que perto de 150 pessoas possam ser operadas, passando, depois disso, a ter visão normal. Seguindo a determinação do Ministério da Saúde, apenas um olho é operado de cada vez. Uma nova data será agendada para concluir o procedimento. A expectativa da Secretaria da Saúde é zerar, nessa administração, as 400 solicitações cadastradas através dos agendamentos programados e de mutirões como o realizado nesta data.
Para o mutirão, a Secretaria de Saúde organizou um amplo trabalho que envolveu todos os cadastrados no Serviço Municipal de Saúde que mostraram necessidade da intervenção cirúrgica. As cirurgias foram feitas com o apoio de uma equipe de oftalmologistas alojada em uma carreta cirúrgica.
De acordo com o planejamento, as cirurgias foram feitas utilizando uma técnica inovadora, que garante segurança e rapidez ao procedimento, de 3 a 8 minutos. Pelo método, hoje utilizado nos mais modernos centros cirúrgicos das grandes capitais, o paciente, após a intervenção, não precisa mais ficar com os olhos vendados e tem poucas restrições para os dias seguintes.
A secretária Rosa Angela Iamarino em entrevista ao PCI, esclareceu dúvidas sobre o mutirão da catarata, falou sobre o outro mutirão que ocorre concomitante no HMI, o de laqueadura, e rapidamente contou como a Saúde Municipal, aos poucos, está se organizando e melhorando os serviços para a população. Assista, também, os depoimentos de algumas pessoas que passaram pela cirurgia da catarata.
Pacientes e familiares aguardando o momento da cirurgia.
O clima era de festa. Todos felizes com a oportunidade de ter a visão melhorada.
Confirmação da presença e procedimentos iniciais.
Escada de entrada: pacientes preparados para a cirurgia aguardam a vez.
Escada de saída, após a cirurgia. O paciente ganha óculos escuros e sai enxergando melhor.
No Largo São Benedito, duas carretas novinhas para atender os pacientes.
Rosa mostra o laboratório de refração para ser usado em caso de necessidade.
Outro laboratório montado na carreta.
Uma pequena sala de espera e recepção.
Vista dos pacientes no Largo de São Benedito
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.