Os jovens do CETA Básico estão sempre envolvidos em diversas situações de trabalho voluntário, como a divulgação de várias campanhas para a comunidade, participação ativa em projetos envolvendo a Rede Social, entre outros. A mais recente participação foi no mutirão da limpeza e plantio de árvores que ocorreu em dois lugares distintos, o primeiro foi ao redor do lago existente no Jardim Galego e o outro foi o plantio de árvores nas proximidades do morro que dá acesso a APAE. Além da retirada e limpeza aos arredores do lago, os jovens também fizeram uma caminhada pela rua principal, saindo do lago e caminhando em direção a uma das ruas que dá acesso ao bairro Penha do Rio do Peixe.
Para os jovens o trabalho foi muito importante "nós aprendemos muitas coisas com esse trabalho, como no caso o da importância de não jogar o lixo nos lugares públicos, pois com essa falta de conscientização da população, a própria comunidade acaba arcando com esses problemas, com o surgimento de ratos, aranhas, escorpiões, além do mosquito da dengue. Por isso mesmo, precisamos fazer a nossa parte e todos devem colaborar". O trabalho foi realizado pela equipe de Vigilância Epidemiológica, mais especificamente com as pessoas que trabalham contra a dengue; e contou com o apoio dos jovens da Guarda Mirim, do PET - Senac, alunos da escola Heitor Soares e representantes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
Jovens também presentes em evento cultural
Dando continuidade a esse trabalho de envolvimento com a comunidade, os jovens da Guarda Mirim participaram de forma assídua das apresentações culturais do Sesc ocorrida na Praça Bernardino de Campos. De forma muito descontraída, eles se divertiram bastante durante as apresentações e em alguns momentos de interação, eles também se tornaram por alguns minutos atores das encenações que eram realizadas. A jovem Gabriela se divertiu do começo ao fim. "Achei muito legal as apresentações. Me diverti muito com o teatro e também com outras apresentações que estavam acontecendo".
Para o presidente Ederaldo Miquilini, "a nossa entidade além de preparar o jovem para o mercado de trabalho, também se destaca com essas participações junto à comunidade e o que é mais importante, sempre com atenção especial e prioritária nas questões sociais, afinal atendemos jovens que em sua maioria são de famílias demandatárias da assistência social e expostas a situações de risco que realmente precisam de nossa entidade para a sua inserção no mercado de trabalho e uma oportunidade na vida. Hoje contamos com os trabalhos do setor social e pedagógico para atendermos a demanda da assistência social do município".
Nesta semana mais de 200 jovens participaram do processo avaliativo pedagógico e social para que possam fazer parte da nova turma da entidade. Mais informações sobre os trabalhos da Guarda Mirim pelos telefones 3863-0341 ou 3863-1944 ou ainda pelo site www.guardamirimdeitapira.com.br
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.