Na tarde deste sábado, a partir das 14h, a programação elaborada por iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde para entreter moradores do conjunto habitacional São Judas Tadeu. Segundo a enfermeira Josemary Apolinário Cipola, o encontro contou com a parceria de diversos órgãos e entidades do município como a Rede Social, a Associação dos Coletores de Resíduos Sólidos de Itapira (ASCORSI), o Programa de Erradicação das Drogas, o Proerd, da Guarda Municipal e da Igreja Presbiteriana.
Foram instaladas 11 tendas onde os voluntários que estiveram participando das diversas ações programadas executar\m atividades diversas como pintura de rosto, além de atividades que pretendem alertar os riscos da dependência química. Os agentes da Ascorsi falaram sobre a importância de se reciclar o lixo e dentro deste contexto, foi realizada “uma gincana ecológica”. Ela contou que um dos destaques desta iniciativa foi a apresentação do trabalho desenvolvido por estudantes da rede estadual de ensino num programa conhecido como projeto API onde se ensina a fazer brinquedos com o uso de garrafas PET.
Houve também jogos, brincadeiras e a distribuição de guloseimas. A ideia de realizar estas atividades no local decorreu principalmente, segundo Josemary (que é a coordenadora responsável pela equipe de combate à dengue na cidade) da constatação de que eventos comunitários quando atrelados à necessidade de conscientização das pessoas no tocante à adoção de cuidados que beneficiam toda a comunidade.
Mutirão
Os elevados índices de infestação do agente transmissor da Dengue (o mosquito Aedes Aegytpt) detectados na região que compreende todo o Cubatão, jardim Raquel e adjacências motivaram uma ação conjunta da Vigilância Epidemiológica e da Secretaria de Serviços Públicos que teve início na terça-feira, dia 28 e terminou dia 31.
Avisada da pretensão da Prefeitura em retirar entulhos e outros objetos inservíveis, moradores de 35 ruas depositaram nas calçadas toda espécie de tranqueiras. Foram recolhidos , segundo informou o secretário de Serviços Públicos Adolpho Belini, quase 35 caminhões basculantes entre restos de material de construção, galhos, madeiras, pedras e objetos como sofás velhos. A ação teve ainda cobertura da Associação dos Coletores Municipais de Resíduos Sólidos, a Ascorsi.
Dos 84 casos positivos de dengue registrados neste ano, 25 foram notificados naquela região. A região só perde para a área central em números de casos.
Esforço concentrado da Prefeitura implicou no recolhimento de quase 35 caminhões de entulhos