Todos os NAIs (Núcleos de Atendimento Integral) foram movimentados nesta semana por reuniões com os pais ou responsáveis pelas crianças atendidas, que tiveram a finalidade de compartilhar as mudanças que estão sendo propostas no cotidiano das crianças e, ao mesmo tempo, estreitar os laços e fortalecer os vínculos. No total, participaram cerca de 280 pessoas, número considerado expressivo pela Secretaria Municipal de Promoção Social, que coordenou a iniciativa.
Durante os encontros, as coordenadoras dos Cras I e II (Centros de Referência da Assistência Social) explicaram aos presentes o que é esse órgão e quais são os serviços oferecidos, ressaltando que a população de cada bairro pode procurar por esses atendimentos no Centro de abrangência de sua localidade.
“Essa forma de gestão onde o trabalho é construído com os pais é muito pertinente e eficaz. Prova disso é que já estamos percebendo algumas mudanças de comportamento em relação à valorização do trabalho realizado”, observou a diretora de Promoção Social, Regina Ramil Marella, acrescentando: “É importante mencionar também e engrandecer o trabalho de toda a equipe, que incansavelmente se dedica com total compromisso, carinho e afeto diariamente no desenvolvimento de suas funções.”
Ela frisou que as mudanças nos Núcleos estão sendo formuladas de acordo com a Tipificação dos Serviços Socioassistenciais, que preconiza a constituição de um espaço de convivência, formação para participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades de cada faixa etária.
Atualmente, além dos auxiliares de programas com crianças e adolescentes, a equipe dos NAIs conta com pedagoga, assistente social e estagiário de Psicologia, que auxiliam tecnicamente todos os profissionais no planejamento das atividades e nas relações interpessoais, fazendo ainda a intermediação entre os pais e o órgão.