Proprietários, colaboradores e amigos se reúnem anualmente para a realização da campanha
A campanha Natal Legal organizada pelos proprietários, colaboradores e amigos da Sorveteria Cabral chegou ao seu quinto ano consecutivo no último domingo, 15, quando cerca de 60 pessoas saíram às ruas distribuindo sorvetes e balas pelos bairros da cidade. A campanha é feita sempre um domingo antes do Natal e a exceção desse ano se deu por conta que na mesma data haveria outros grupos solidários na cidade realizando ações semelhantes.
O projeto teve origem em 2009, quando um dos proprietários teve a ideia de reviver a ação de um de seus tios que, há muitos anos, distribuía dim-dim nessa época do ano. A sócia-proprietária Daiane Cabral explica que na primeira vez tudo ocorreu de maneira repentina, mas mesmo assim chamou atenção. “Juntamos alguns colaboradores e amigos e produzimos três mil picolés. Mas acabou tudo rapidamente, deu apenas para fazer um bairro”, conta.
Nos anos posteriores, a estrutura foi aumentada com sete mil picolés e um caminhão refrigerado. Mais bairros também foram beneficiados pela entrega dos sorvetes e a campanha foi ganhando reconhecimento.
Com o sucesso da ação, mais e mais crianças e adultos passaram a ficar atentas aos rojões e músicas que marcam a aproximação dos ‘sorveteiros solidários’. Devido a isso, em 2013 a produção de picolés atingiu a marca de 16 mil unidades que foram suficientes para atender à população de cerca de 10 bairros.
Daiane Cabral explica ainda que a ação demanda trabalho e colaboração de várias pessoas. Segundo ela, nada seria possível sem a disponibilidade dos funcionários que estendem as horas trabalhadas, dos fornecedores que ajudam com matéria-prima em geral e dos amigos que colaboram com mão de obra. “Às vezes bate o desânimo, porque é cansativo e gera bastante trabalho. Mas quando as pessoas começam a ligar para nos ajudar e pensamos na alegria de todas aquelas pessoas ficamos entusiasmados novamente”, declarou.
Sobre a sensação de realizar esse tipo de ação solidária, Daiane se emociona e afirma que não há nenhuma outra palavra para definir o sentimento além de gratidão. “Por mais que pareça simples a gente vê a alegria no rosto das pessoas. Muitas vezes pouca coisa faz toda a diferença. E mesmo com o cansaço no fim do dia todos já tem em mente que no próximo ano tudo acontecerá novamente, e cada vez melhor. É muito bom e muito gratificante”, declarou.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.