Já se encontra nas instalações do estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis, no litoral sul fluminense, o navio-plataforma Cidade de Itaguaí, embarcação flutuante de produção, armazenamento e transferência com capacidade para armazenar até 1,6 milhão de barris de óleo. O navio - utilizado pela indústria petrolífera para a produção, armazenamento petróleo ou gás natural e escoamento da produção por navios aliviadores - será utilizado em locais de produção distantes da costa.
A nova plataforma vai operar no Campo de Lula, área de Iracema Norte, na região do pré-sal da Bacia de Santos. No estaleiro será realizada a conclusão das operações de içamento e integração dos 12 módulos da sua planta de processamento. A embarcação foi adaptada, na China, para atuar no pré-sal brasileiro.
O navio, que deverá entrar em operação no segundo semestre de 2015, terá capacidade para processar até 150 mil barris de óleo e comprimir 8 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.
O consórcio que detém a concessão do Campo de Lula ? Área de Iracema Norte, no bloco BM-S-11 - é operado pela Petrobras (65%), em parceria com a BG E&P Brasil (25%) e a Petrogal Brasil (10%).
Editor José Romildohttp://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2015-01/vio-plataforma-cidade-de-itaguai-chega-ao-brasil-para-integracao-de-modulosComentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.