Foi sofrido, por conta do pênalti perdido por Neymar, das chances claras desperdiçadas por Zé Eduardo e da vantagem mínima segurada durante todo o segundo tempo. Mas o que vale é que o Santos está na semifinal da Libertadores. A equipe empatou com o Once Caldas por 1 a 1, na noite desta quarta-feira, no Pacaembu, e ficou com a vaga por ter vencido o confronto no placar agregado por 2 a 1.
O alvinegro não chegou a sofrer grande pressão do adversário, mas deixou a torcida apreensiva até o apito final do árbitro. Agora é esperar o próximo adversário que sai do confronto entre Cerro Porteño-PAR e Jagures-MEX, quinta-feira, no Paraguai – no primeiro jogo, no México, houve empate por 1 a 1.
Bem antes de perder um pênalti aos 40 minutos do segundo tempo, Neymar fez o gol do Santos, aos 11 minutos do primeiro tempo. Só que o empate do Once Caldas aconteceu aos 29 minutos, e o vaga certa, foi conquistada com requintes dramáticos.
O Once Caldas se despede da Libertadores de forma invicta como visitante – em cinco jogos, foram duas vitórias e três empates. O Santos também segue sem perder como mandante – são três vitórias e dois empates.
Muricy Ramalho ordenou aos jogadores para que ignorassem a vantagem conquistada no jogo de ida. Só que time colombiano também jogou como se não estivesse em desvantagem, e resolveu passar o primeiro tempo à espera de contra-ataques e bolas paradas.
O plano de jogo colombiano seguiu o mesmo até quando Neymar marcou o primeiro gol santista aos 11 minutos em bela finalização de fora da área.
O jovem santista entrou na “pilha” do adversário, chapelou o marcador, e se irritou com o fato de o árbitro não ter marcado uma falta após receber uma pancada. Como vingança, ele deu um carrinho no adversário, fazendo a falta que tanto o Once Caldas procurava na lateral da área. Na cobrança, gol de Rentería.
Santos e Once Caldas foram para o intervalo empatados. Sendo assim, a vantagem do alvinegro continuava mínima, e a tensão da torcida era evidente.
O nervosismo aumentou no início do segundo tempo, e o motivo da fúria tinha nome: Zé Eduardo. Por conta dos gols perdidos, o centroavante irritou a torcida e foi substituído por Keirrison.
O Santos foi pouco pressionado e teve a chance de evitar o drama dos minutos finais em um pênalti sofrido por Neymar. O próprio jovem bateu, só que perdeu. E a vaga foi mesmo conquistada de forma dramática.
Outra vítima | Confiança de Neymar | Má fase é isso aí |
Substituto do lesionado Ganso, Alan Patrick saiu ainda no primeiro tempo, machucado, e Elano assumiu a posição. O meia tornou-se mais uma vítima da maratona de jogos . | Autor do gol santista no primeiro tempo, Neymar foi entrevistado antes de ir para os vestiários no intervalo, e deixou de lado a humildade: "Estou muito bem no jogo. Espero continuar assim". | Zé Eduardo chegou a 12 jogos sem fazer gol. Contra o Once Caldas, ele teve ao menos três chances claras, mas o atacante desperdiçou um gol feito ao bater para fora, e em outra oportunidade, furou. |
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.