Na terça e quarta (14) desta semana o saguão principal de entrada da Escola Estadual Elvira Santos de Oliveira (ESO) e outras três salas de aula estavam ocupadas por estranhos instrumentos sobre carteiras transformadas em espécie de bancadas e uma aglomeração de estudantes ao redor.
Era a execução prática de um projeto maturado pela professora de matemática Izabel Cristina Durante, há 12 anos ensinando a disciplina na referida escola. A 1ª Feira de Matemática, surgiu, segundo esclarecimento da professora a partir da constatação que a maioria absoluta dos alunos tinha enormes dificuldades para aprender o conteúdo ministrado dentro de sala de aula.
Atenta às transformações pedagógicas surgidas nos últimos anos e tendo na Internet uma ótima ferramenta de pesquisa, Izabel foi cativada pelo uso de alguns tipos de jogos que costumam ter pano de fundo pedagógico. Fazendo uso de sua intuição de educadora e apaixonada pela matemática desde os tempos em que realizou o curso de Ciências nas Faculdades Integradas Maria Imaculada em Mogi Guaçu, realizou algumas adaptações em alguns destes jogos e desenvolveu ela própria alguns outros.
Passou então à etapa seguinte que foi a de introduzir este conteúdo dentro da sala de aula. “O aproveitamento subiu numa escala proporcional ao interesse que os alunos passaram a demonstram pelos assuntos abordados a partir da introdução destes jogos”, revela. Os novos métodos foram disponibilizados para alunos da 8ª série do ensino fundamental e 1º e 2ºs anos do ensino médio, abrangendo uma estimativa de pelo menos 120 estudantes.
Resultados
Os resultados da iniciativa da professora Izabel puderam ser constatados também durante a exposição dos jogos e trabalhos da Feira encerrada na quarta. A visitação foi bastante intensa, incluindo alunos de outras séries. Normalmente um aluno mais afeito e com paciência para ensinar os macetes dos jogos, ficavam à disposição para orientar aos colegas. Indagada se a idéia chegou a entusiasmar outras colegas que ensinam a disciplina, Izabel conta que ela compartilhou sua pretensão com as demais mas que a iniciativa não chegou a causar muito entusiasmo. “É o tipo da coisa que você consegue uma adesão mais significativa a partir do momento em que demonstra com resultados práticos que você estava na direção correta. Acho que talvez com a repercussão que o método proporcionou a idéia seja adotada também por outras colegas”, avaliou.
Jogos diversos foram colocados à disposição de todos os alunos da escola
Alguns alunos mais familiarizados com os novos métodos atuaram como monitores junto aos colegas
A professora Izabel em meio a um grupo de alunos: iniciativa pode frutificar