Causa grande expectativa uma mega-exposição que terá lugar na noite de hoje nas dependências do círculo Ítalo Braziliano ( antigo clube XV de Novembro) que vai reunir mais 20 artistas da cidade imbuídos em dar uma “sacudida” na produção cultural local. O Primeiro Movimento de Arte Moderna abre oficialmente as portas a partir das 20h00.
A artista Olga Serra, principal idealizadora da mostra, acredita que o evento deverá atrair um público diversificado e interessado ao Círcolo.Segundo ela, desde que foi concebido originalmente na segunda quinzena de março para ser um evento fechado para alguns amigos com produção artística de várias procedências, o evento foi tomando dimensões inimagináveis , o que retrata, segundo ela, o acerto da iniciativa.
À época, ela defendia a necessidade de oferecer uma alternativa menos acadêmica para a produção de arte, usando como metáfora o “quadro com bule , chaleira e a cesta de frutas”. “Eu própria fui perceber que nas grandes galerias de arte do país quase ninguém mais consome arte acadêmica e que existe uma grande demanda por arte moderna.Queria fazer chegar esta tendência aqui na cidade também”, relatou.
Relembra que foi apoiada por sua particular amiga e consumidora cultural Silvana Galdi. “Inicialmente a Mostra era para ser realizada na casa dela ( de Silvana). Mas as coisas tomaram um rumo inesperado e foi preciso a intervenção do Valter Ricciluca ( presidente do Círcolo Ítalo Braziliano)para que pudéssemos ter um espaço condizente com o interesse que o evento despertou”, discorre.
A ideia básica era a de que os artistas interessados fizessem instalações com seus respectivos trabalhos .Dez artistas estavam sendo anunciados ao final de março, alguns como é o caso de José Flávio Audi, mas conhecidos no exterior do que em sua própria cidade. Confira a relação dos expositores:
Pintura: Ana Paula Campos Teixeira, Andreia Nigri, Cristina Serra, Juliana Bueno, Gisela Cremasco, Marcia Olympio, Olga Serra, Olga Stefanini,Tiago Alexandre Pompeu.
Dança: Alexandre Carbas e Caio Fabio dos Santos
Teatro: Alexandre Cezareto
Video Arte: Alessandra e Lyvia Peres Kleis, Daniel Ramonda
Fotografia: André Santiago, Fábio Zangelmi, Glaucio Domingues, João de Oliveira e Rudá Serra.
Escultura: Ana Paula Campos Teixeira, Cornélio Herr, Gisela Cremasco, Juliana Bueno, Marcia Olympio, Olga Serra
Instalação: Genésio Navi, José Flávio Audi, Olga Serra.
Música: José Renato Barzon, Com Julio R. Prado; Rapahel de Oliveira com João Domingues Jr
Assemblagem: Flávio Camargo
Parte do grupo que estará se interagindo com o público a partir da noite de hoje