Trabalho nunca foi um obstáculo na vida de Albertina Baldissin Peretta. Muito pelo contrário, nascida em uma fazenda, em 20 de setembro de 1928, sempre foi muito ativa e batalhadora.
Filha do casal Romilda Paschoalin Baldissin e Alberto Baldissin, Albertina, ou Nininha, como é conhecida, desde pequena auxiliava seu pai na ferraria, onde era a encarregada de puxar o fole, ou seja, alimentar o fogo que dava forma às barras de ferro transformadas em ferraduras.
Mais tarde, com a mudança de ramo, passou a cuidar da arrumação dos quartos na pensão Estrela e como ajudante de cozinha no Bar Central e Itapira Bar. Assim como os irmãos Doraci, José Décio e José, e também enfrentavam a lida.
Casou-se em 22 de dezembro de 1949 com José Peretta, um dos maiores jogadores de futebol que a cidade já produziu. Do enlace nasceram os filhos Sônia, Heloísa e Sérgio Luís, que deram ao casal os netos Enzo, Bianca, Telma, Gregório e Caroline, além da bisneta Nina.
Sempre ativa e acostumada com as tarefas da casa, nunca deixou de cuidar de sua família e do bem estar de todos, apesar das atribuições nos negócios da família.