Carregando aguarde...
Itapira, 22 de Novembro de 2024
Notícia
15/12/2013 | Noticiário da EPTV sobre índice de tráfico na região repercute na cidade

A EPTV trouxe em seu noticiário no começo da noite de terça-feira uma informação segundo a qual, Itapira é a cidade com maior número de flagrantes de tráfico de entorpecente ( proporcionalmente ao número de habitantes) em toda a região de Campinas, englobando também Piracicaba, com o registro de um caso para cada 464 pessoas. “Com o título “Itapira é líder no ranking de tráfico de drogas por habitante da região”, o Portal G1 da referida emissora também reproduziu a matéria, que aqui na cidade teve dois enfoques diferentes, dos que entendem que os dados configuram uma realidade onde a criminalidade como um todo cresce em função do tráfico, e das próprias autoridades das forças de segurança, as quais, dizem que os dados mostram na verdade que em Itapira os organismos policiais estão mostrando um trabalho com muitos resultados.

O atual Secretário de Defesa Social do Município, Vanderlei Manoel de Oliveira, disse por exemplo que da forma como o material informativo foi divulgado, provoca distorções da realidade. A notícia, segundo ele, se baseou numa planilha de produtividade policial da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. “ Os dados da forma como foram trazido ao público são questionáveis . na verdade se referiam a uma planilha de produtividade policial da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. O problema é a forma distorcida com que(os dados) foram divulgados, que acaba de certa forma denegrindo o trabalho das corporações policiais e de forma indireta, até mesmo a forte tradição do setor de psiquiatria que a cidade possui”, ponderou. Ele afirmou não ter dúvidas de que os resultados em Itapira são bastante positivos e cita o caso de duas cidades vizinhas, Mogi Mirim e Mogi Guaçu onde segundo ele, comparativamente, Itapira prende quase o dobro, proporcionalmente falando, de traficantes.

O Delegado Titular de Polícia, Dr. Fernando Zucarelli Pinto também raciocina pela mesma direção. “Tráfico tem em todo lugar. O que eu avalio com relação à matéria jornalística divulgada pela EPTV é que na verdade ela demonstra o bom trabalho que realizamos aqui na cidade . Os dados apresentados falam somente da prisão de traficantes, algo que aqui na cidade ocorre de forma rotineira, insisto eu, devido a um bom trabalho dos órgãos de policiamento do município”, reiterou.

Ele fez questão de ressaltar que o bom entrosamento existente aqui em Itapira entre a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Guarda Municipal é o eixo principal deste trabalho de enfrentamento do tráfico de entorpecentes. “A intensidade e a melhoria no combate ao crime como um todo tem como um dos fatores preponderantes o bom entrosamento envolvendo os diferentes efetivos”, reafirmou.

José Carlos Domingues, presidente do Conselho Municipal de Segurança (Conseg) também defende o trabalho do policiamento. “ Eu enxergo que os números da Secretaria de Segurança demonstram que nossos policiais têm feito um ótimo trabalho no enfrentamento do tráfico, com um trabalho de inteligência e também de uma ostensiva presença em toda a cidade”, registrou.

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1744 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções