Nesta quinta-feira, 12, uma equipe de profissionais do Hemocentro da Unicamp vem a Itapira para a realização de mais uma campanha de doação de sangue. O local que abrigará a ação será a sede do Lions Clube de Itapira, que fica na Rua Tereza Lera Paoletti, 480. Os candidatos devem comparecer ao local das 9h00 ao meio-dia portando um documento com foto.
De acordo com o bioquímico Francisco de Assis Marella, responsável pelo banco de sangue do Hospital Municipal, na coleta realizada em abril apenas 60 bolsas foram coletadas, número que ficou abaixo do esperado.
Os doadores devem ter entre 16 e 65 anos, mais de 50 quilos e não ter comportamento de risco. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis. Os candidatos não podem estar em jejum, não ter fumado nas últimas duas horas e nem consumido bebida alcoólica.
Após o cadastro, triagem e entrevista pessoal, a coleta de uma bolsa de aproximadamente 500 ml de sangue será realizada, quantidade suficiente para salvar até quatro vidas. Em seguida, todas as amostras são testadas para doenças infecciosas transmissíveis como sífilis, doenças de Chagas, hepatite B e C e infecção pelos vírus HIV e HTLV. Somente depois disso que o sangue é utilizado em transfusões.
O intervalo mínimo entre doações é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres. Para pessoas com mais de 60 anos, o intervalo mínimo entre as doações é de seis meses.
Qualquer dúvida sobre o procedimento ou sobre possíveis impedimentos para se tornar um doador podem ser esclarecidas pelo telefone 0800 722 8432. No dia da coleta os doadores são acompanhados por profissionais capacitados e recebem um lanche.
Campanha de inverno
Na quarta-feira,29, o Hemocentro da Unicamp lançou a campanha de Inverno/Copa do Mundo de 2014. O intuito é aumentar o número de bolsas de sangue da unidade que faz a distribuição para todas as cidades da região. Nesta semana, os estoques dos sangues tipo O e A estavam sinalizados em amarelo, o que significa que estavam próximos de zero.
Com o lema “Quando o assunto é doação de sangue, o brasileiro também veste a camisa!”, a campanha visa motivar a população a doar sangue nessa época do ano, quando o frio e a chuva desmotivam os candidatos a saírem de casa, ocasionando a diminuição do número de bolsas coletadas.