Carregando aguarde...
Itapira, 25 de Novembro de 2024
Notícia
08/12/2013 | Nova Uipa: multirão de trabalho

 

Voluntárias e o Secretário José Alair estiveram ontem na sede da entidade

 

Foi consumado na quarta-feira, 04, o pro­cesso de intervenção conduzido pela Prefei­tura na seção local da UIPA (União Interna­cional Protetora dos Animais). O decreto nº 208/2013 que forma­liza a decisão tomada pelo prefeito José Na­talino Paganini (PSDB) foi publicado na mesma data no Diário Oficial do Município.

Nele Paganini lista os motivos que em­basaram sua decisão, principalmente se re­ferindo a denúncias “feitas por voluntários e munícipes que mos­tram através de fotos várias irregularidades cometidas pela UIPA, sendo a principal delas os maus tratos de ani­mais que a mesma tinha como objetivo coibir”. Menciona ainda que também respaldou sua decisão com base em relatórios encomenda­dos junto a órgãos sob jurisdição da Secretaria Municipal de Saúde, como Vigilância Sani­tária, Vigilância Epi­demiológica, Setor de Controle de Zoonoses, Secretaria de Defesa Social, Agricultura e Meio Ambiente e Se­cretaria de Negócios Jurídicos e Cidadania. Paganini foi um dos primeiros itapirenses a emprestar seu apoio  às causas da UIPA.

Um grupo de volun­tários assume a direção da entidade por seis meses com o propósito de resolver problemas aparentemente insa­náveis como questões humanitárias, de saúde pública e até relacio­nadas ao meio ambien­te, devido ao precário estado em que estava funcionando o canil que a UIPA mantém há pelo menos seis anos no Jardim Raquel.

Na tarde de sexta, 06, três destas volun­tárias que estavam em­penhadas em resolver a questão da UIPA, a médica veterinária Re­giane Aparecida Formi­gari, a psicóloga Ana Carolina Moisés dos Santos e a estagiária de Serviço Social Maria Aparecida de Souza, estiveram na sede da UIPA na companhia do médico veterinário José Alair de Oliveira, atual titular da Secretaria Municipal de Agricul­tura e Meio Ambiente.

Eles falaram a res­peito de medidas que já vêm sendo tomadas com relação aos cuida­dos que 122 cachorros que estão guardados no local terão daqui para frente como, por exem­plo, vacinação, imuniza­ção contra verminose, sarna e doenças causa­das por carrapatos e pulgas. No, 07, foi rea­lizado um multirão de limpeza e para cuidar dos animais. Maria Aparecida diz que uma das primeiras medidas a serem tomadas pela nova direção será a de realizar uma auditoria. A entidade recebia sub­venção da Prefeitura em torno de R$ 70 mil por ano.

 Ana Carolina disse que espera que a co­munidade possa ajudar no processo de rees­truturação. “Alimento até que a gente tem recebido. Mas precisa­mos mais”, comunicou. Material de construção como cimento e areia estão entre os itens que reivindicaram. A ideia é promover uma readequação nas de­pendências para ofe­recer maior conforto aos animais. Entre eles, existem alguns que são aleijados e não se mo­vimentam.

 

Regiane contou que sabe do desafio que es­pera pela nova equipe, mas se diz motivada. “Eu sempre desejei aju­dar a UIPA. Vou dar tudo de mim para que este processo dê certo”. Ela revela que a ação de alguns voluntários que passaram pelo local foi responsável por fazer chegar até as pessoas que hoje se habilitam em resgatar a entidade as denúncias de maus tratos. “Coisas como presença de escorpiões, ratos e até uma cobra no local eram a ponta do iceberg”, avaliou.

Reforçando o discur­so das colegas, Regiane disse que o sucesso da iniciativa vai depender fundamentalmente da ajuda da comunidade. “Queremos transformar a sede da UIPA num local apropriado para a visitação das pesso­as, para facilitar por exemplo o processo de doação”, disse.

 

 

 

 

 

 

 

Fundadora acredita na boa intenção da nova direção
 
A aposentada Vênera Mancini da Fonseca, de 84 anos, recebeu a reportagem do jornal A Cidade na manhã de ontem, 06, para falar sobre o problema da UIPA. Foi ela quem, em 86, trouxe para Itapira a representação da entidade. Há cerca de nove anos, com a saúde um tanto abalada , ela disse que assistiu impassível e contrariada a mudança no comando. Sua última intervenção na entidade foi unir esforços com o atual presidente do Círcolo Ítalo Braziliano, Valter Ricciluca, para financiar a construção do canil hoje existente. “Estou há três noites sem dormir direito por causa disso”, contou.
Apesar disso comentou que enxerga com bons olhos as mudanças anunciadas. “As moças que estão se dispondo a assumir a entidade estão com muito boa vontade, deu para sentir isso”, comentou. Vênera, uma servidora estadual com carreira na Secretaria de Assuntos Penitenciários veio de São Paulo (cidade natal) para Itapira, em 69. Ela disse que desde pequena conhecia a UIPA e trabalhou para conseguir a representação, devido a uma confessa compaixão pelos animais.”Fico com medo de que os fatos já conhecidos possam denegrir meu nome junto à entidade”, afirmou. Manifestou ainda que se sente impotente diante dos acontecimentos e torce para que o Ministério Público se interesse pelo assunto, “para que tudo seja colocado a limpo”

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

824 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções