Carregando aguarde...
Itapira, 05 de Fevereiro de 2025
Notícia
14/10/2012 | Novos vereadores projetam mandato sintonizado com Executivo

 

Conhecidos os resultados das urnas, dissipado o clima eleitoral, o “Day After” daqueles que as urnas consagraram no último domingo, 07 de outubro, foi de alegria e reflexão. Todos eles, indistintamente, cada qual à sua maneira, procurou lidar com o assédio tão normal depois que se tornaram protagonistas do processo político local que começa a partir de 2013.
 
Os dois ‘veteranos’ da próxima legislatura, vereadores Décio da Rocha Carvalho e Carlos Sartori, já estão empenhados na eleição da Mesa Diretora, ambos pleiteando o cargo de presidente. Décio contou que já iniciou contatos visando colocar seu nome em evidência. Carlos Sartori, mais cauteloso, limitou-se a dizer que ainda é muito cedo para se discutir esta questão e que “o grupo político é quem vai dar a orientação que deverá ser seguida”. Mas está em campanha.
 
Com relação aos demais colegas, estes, pelo menos por enquanto, saboreiam a vitória com amigos e familiares. É o caso do médico Raphael Donisete Lopes. Ele contou em entrevista a TV PCI que se sentia reconfortado pela expressiva votação que teve, de 2.016 votos, segunda maior, atrás apenas de Juliano ‘Água e Suco’ com 2.495 e que espera corresponder à altura da expectativa criada em torno de sua eleição. Ele disse que é importante ir projetando ações para o futuro governo municipal, deixando claro que vai somar forças junto à bancada governista, pela qual foi eleito.
 
Já Juliano Água e Suco tem tido uma rotina de celebridade. Na quinta-feira foi objeto de matéria levada ao ar na edição noturna do Jornal da EPTV. Ele conta que desde segunda-feira tem recebido manifestações de carinho da população, cumprimentos diversos e que tem noção de que a sua votação implica também “em uma dose muito alta de responsabilidade”. Também anunciou que vai atuar em sintonia fina com o Poder Executivo. “Estamos todos no mesmo barco”, afirmou. Indagado se a fama repentina o demoveria da necessidade de empurrar seus carrinhos de ‘água e suco’, Juliano Feliciano disse que de bate pronto: “nem pensar”.
 
Carlos Jamarino, o Carlão da JF, dono de 818 votos disse que antes mesmo de assumir a empreitada de se tornar candidato já tinha uma idéia do funcionamento da estrutura do Legislativo. Deixou a entender que existe um grupo de pessoas que apostaram na sua candidatura, que possuem uma boa informação sobre como funcionam os escaninhos da atividade política. “Acompanhei algumas reuniões, tenho uma idéia geral dos trabalhos que são realizados. O que tenho é a noção exata da responsabilidade assumida com a população. Isso fica evidente diante da renovação de 80% dos vereadores”, comentou. Também projeta uma atuação em conformidade com o novo governo, asseverando, no entanto, que pretende examinar e discutir muito bem todos os assuntos. “Claro que o grupo dará suporte necessário para o prefeito mas, é importante compreender os projetos, analisar, sugerir e votar tudo aquilo que será benéfico para a cidade e população”, recomenda.
 
Mauricio Cassimiro de Lima, 33 anos, outro iniciante, disputou sua primeira eleição elegendo-se pelo PSDB, diz que apesar donoviciado em política garante que chega com bom preparo. “Tenho a tempo acompanhando os atos do legislativo e estudando as leis orgânicas do município, porém acredito que a honestidade e a integridade me ajudarão nesta empreitada”, acredita. Também fala em necessidade de independência na análise de projetos, mas acredita que a bancada terá coesão mesmo em pontos polêmico. “Nosso grupo é coeso e visa o bem estar da sociedade, assim se existir o benefício da população tenho certeza existirá o voto a favor”, opinou.
 
 
Joilson Batista Militão da Silva, 42 anos e 556 votos obtidos pelo PSDB disse que também não vê problemas em integrar a bancada da situação e ter uma atuação voltada para os interesses dos seus eleitores. “O futuro prefeito, assim como nós futuros vereadores, temos em comum o fato de desejarmos imensamente contribuir com iniciativas que acelerem o desenvolvimento de nossa cidade, que promovam mais justiça social e isso tudo facilita qualquer tipo de entendimento”, projetou. Silva que é presbítero na Igreja  Fontes de Missões conta ainda que já atua em projetos comunitários voltados para a segurança alimentar de pessoas carentes e para a recuperação de dependentes químicos. “Atuo com pessoas que esperam muito da minha atuação parlamentar. Farei tudo para não decepcioná-los”, avisa.
 
Marcos Paulo da Silva, o Marquinhos, que se elegeu pelo PRB com 474 votos, puxado pela ótima votação de “Água e Suco”, também atua em trabalhos comunitários, só em comunidades católicas. Ele acha que esta experiência lhe dará oportunidade de levar ao Legislativo, demandas que não vinham sendo atendidas a contento e promete empenho para aprovar “projetos de interesse social”. O médico Pedro Tadeu Stringuetti, 663 votos pelo PPS também disputou sua primeira eleição. Tem 56 anos e é clínico geral há 27. Morador no bairro Stringuetti, na zona rural, ele não quer ser rotulado como vereador eleito pelos votos de quem mora somente na zona rural. Atribui sua votação também às muitas famílias que atende no serviço municipal de saúde. “Estou começando da estaca zero e como tal não posso ficar fazendo projeções a respeito do que irá ocorrer a partir do momento em que assumir meu mandato. Mas evidentemente que irei me pautar pelas necessidades mais prementes da população e isso diz respeito também às preocupações do Executivo municipal e como tal, acredito que teremos um ótimo relacionamento”, observou.
 
Oposição
Ao menos no plano teórico a difícil tarefa de ser rotulado como ‘oposição’ ficou a cargo de Cesar Augusto da Silva, comerciante estabelecido na Vila Boa Esperança como farmacêutico. Eleito pela coligação Itapira Merece Mais, do qual seu partido, o PT fez parte, com 707 votos, ele disse que não faz muito tempo que se filiou ao partido e que o fez por acreditar que “é preciso participar de forma mais ativa do processo eleitoral”. Confrontado com a inevitável pergunta sobre qual postura pretende adotar a partir de janeiro quando assumir seu mandato, Cesar recorre ao conhecido argumento de que vai votar “aquilo que for de interesse da população”. “Não tem esta de ser opositor sistemático. Pautado na minha intuição pessoal e no aprendizado do dia-a-dia que esta atividade parlamentar irá me trazer, irei votar favoravelmente a tudo aquilo que entender que seja de interesse da comunidade e, naturalmente, votar contra o que entender que seja contrário aos anseios da nossa população”, concluiu.
 
 
Juliano foi entrevistado pela EPTV na quinta-feira
 
Dr. Raphael com amigos e familiares no dia da eleição: responsabilidade enorme
 
Carlos Sartori cotado para presidir o Legislativo
 
 
 

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1576 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções