Carregando aguarde...
Itapira, 18 de Maio de 2021
Notícia
28/07/2011 | O TRABALHO DIVERSIFICADO PARA A ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

O TRABALHO DIVERSIFICADO PARA A ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

Todas as atividades da educação escolar básica, desde as primeiras séries do infantil até o término do ensino médio, colaboram direta ou indiretamente para a escolha dos alunos em relação à graduação no ensino superior. Por isto, a boa Escola é generosa ao oferecer diversificadas experiências que envolvam a ciência, o esporte, a literatura, a cultura, a arte, enfim: as áreas do conhecimento humano. Porém, embora a Escola tenha papel importante para o discernimento da vocação, esta é fruto de múltiplos fatores, dentre os quais: as condições sociais e econômicas, a oferta de possibilidades, os interesses individuais, a dinâmica de identificação familiar, o desenvolvimento de habilidades e competências.

Entretanto, o momento das escolhas é mais significativo para alunos do ensino médio e cursinhos e, no ano letivo, o segundo semestre é a ocasião das decisões que envolvem treinamento ou concorrência nos principais vestibulares do país e opções de carreira. No Anglo de Itapira, o programa de orientação vocacional desenvolve as seguintes atividades:

·         Pesquisa por turmas para levantamento do perfil de decisão e dos cursos mais desejados.

·         Aplicação de teste vocacional: Roteiro de Orientação Profissional (ROP) através da internet, mediante autorização para pesquisa do conselho federal de Psicologia.

·         Orientações e gerenciamento de informações sobre programas de avaliação seriada para alunos de primeira série do ensino médio.

·         Reunião e entrevistas com pais e alunos.

·         Organização constante de murais informativos sobre graduações, faculdades, vestibulares, estatísticas, notícias e reportagens referentes ao tema.

·         Distribuição de folders, revistas, jornais e guias de profissões.

·         Participação em ciclo de palestras (FACAMP), programas de visitação (Universidade e as Profissões/USP e Universidade Portas Abertas UPA/UNICAMP) e feira de profissões (USP, Guia do Estudante, UNIARARAS etc.), Workshop de Medicina.

·         Além do site do anglo, disponibilização do portal ANGLOPEDIA que, mediante login e senha, oferece variados links de resolução comentada de vestibulares, informações sobre cursos, processos seletivos, faculdades, TB WEB com Guia das profissões etc.

 

 

 

 

TESTE VOCACIONAL

 

Segundo Américo de Oliveira Cardoso, Coordenador Pedagógico e Psicólogo responsável pelos trabalhos de orientação vocacional, a aplicação do Roteiro de Orientação Profissional (ROP) no início do ano estimula a pesquisa dos alunos sobre o tema a partir da busca de informações pertinentes, pois é integrante da adolescência o dilema da escolha de curso superior, faculdade e consequente futura profissão. Os resultados do teste são compostos de:

·      Carta de orientação: Apresenta a metodologia do trabalho e informa como proceder para a interpretação.

·      Análise gráfica: Apresenta os resultados em porcentagem e de acordo com a pontuação obtida nas seguintes Áreas Vocacionadas: Físicas, Ambientais, Biológicas, Saúde, Calculísticas, Infraestruturais, Humanas, Sociais, Linguísticas e Artísticas.

·      Tabela de afinidades das graduações: define as Áreas Vocacionadas e apresenta os diversos grupos e cursos de graduação universitária e tecnológica, organizados conforme estudos sobre currículo mínimo de formação, modos de atuação, práticas acadêmicas, especialização e tarefas no mercado de trabalho.

·      Tabela “Onde estudar (?)”: Relaciona cursos de graduação e instituições públicas e particulares de ensino superior.

·      Sites interessantes: Uma lista para navegar com segurança na Internet e aprimorar informações sobre vestibulares, cursos, faculdades, empregabilidade e eventos relacionados.

 

CICLO DE PALESTRAS:

No dia 29 de maio (Domingo), os alunos participaram do Ciclo de Palestras da FACAMP, tendo assim uma oportunidade para ouvir e conversar com profissionais que ocupam posição de destaque no mercado de trabalho. Os cursos abordados e palestrantes foram os seguintes:  

·         Administração de Empresas - Roger Agnelli  (Presidente da vale desde 2001).

·         Design - Ana Cláudia Berwanger (Designer e professora das disciplinas de projeto de comunicação visual e semiótica).

·         Direito - Hermes Marcelo Huck (Advogado e professor titular de direito econômico da faculdade de direito da universidade de São Paulo).

·         Economia - Luiz Gonzaga Belluzzo (Fundador e diretor FACAMP).

·         Engenharia de Produção - Eduardo Mariath (vice-presidente de desenvolvimento de negócios na América Latina da DHL).

·         Propaganda e Marketing - Rogério Dezembro (Publicitário e diretor de novos negócios da WTORRE engenharia).

·         Relações Internacionais - Roberto Giannetti da Fonseca (Empresário e diretor do departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIESP.

 

ALUNOS VISITARÃO A FEIRA DAS PROFISSÕES DA USP

No dia 6 de agosto (Sábado), os alunos visitarão a 5ª Feira de Profissões da USP, que reúne no Centro de Práticas Esportivas mais de 55 unidades e órgãos da Universidade de São Paulo, tanto do campus capital quanto do interior. Para melhor atender aos visitantes do evento, que recebeu 30 mil pessoas em 2010, o espaço dos estandes foi ampliado. A Feira tem o objetivo de oferecer aos jovens que estão prestes a definir seu futuro profissional informações fundamentais sobre os cursos da USP: disciplinas, grade de estudos, duração, estágios e mercado de trabalho. Para isso, professores, alunos e funcionários da Universidade, especialmente preparados, estarão à disposição para tirar as principais dúvidas dos visitantes, distribuindo material informativo, realizando experimentos científicos e apresentando ferramentas que ilustram o cotidiano das principais áreas de formação que a USP oferece. O evento é gratuito e aberto a todo o público. O tempo estimado de visita é de duas horas.

 

UNICAMP RECEBERÁ ALUNOS DIAS 2 E 3 DE SETEMBRO

A Unicamp de Portas Abertas (UPA) tem por objetivo mostrar, principalmente a alunos e professores do último ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, o funcionamento da Unicamp. Isso significa que serão apresentados os cursos técnicos e de graduação, as unidades, projetos desenvolvidos por alunos e professores, além de informações sobre bolsas sociais e bolsas de mobilidade estudantil. Para 2011, a UPA apresenta um novo formato. As apresentações nos dois dias serão diferentes, de maneira a atender a demandas diferenciadas dos visitantes. As inscrições para o evento devem, portanto, ser feitas após consulta das atividades de cada um dos dias.

·         Sexta-feira – 2/9 (Das 8 às 17 horas): A Unicamp, suas unidades e seus cursos. Haverá exposições dos cursos no Ginásio Multidisciplinar e nas Unidades.

·         Sábado – 3/9 (Das 9 às 14 horas): A Unicamp, seus cursos e projetos. Haverá exposições dos cursos no Ginásio Multidisciplinar e serão feitas diversas palestras e oficinas apresentando os projetos sociais e acadêmicos da Unicamp.

Os visitantes, 40.000 na sexta-feira, e 20.000 no sábado, estão sendo esperados pela comunidade acadêmica, que lhes apresentará o cotidiano da Unicamp. Para os estudantes do Ensino Fundamental e Médio, a UPA se consolida como o evento no qual dúvidas sobre o futuro profissional podem ser debatidas com alunos e professores da universidade.

 

CALENDÁRIO DOS VESTIBULARES 2011/ 2012

·         ENEM – 22 E 23/10 - Utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (PROUNI). Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.

 

·         FUVEST - As provas da Fundação Universitária para o Vestibular, que seleciona alunos para a USP (Universidade de São Paulo) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, serão realizadas nos dias 27 de novembro (1ª fase) e de 8 a 10 de janeiro de 2012 (2ª fase). As inscrições acontecem entre os dias 26 de agosto a 9 de setembro. 4 de fevereiro será a convocação para matrícula e lista de espera.

 

·         UNICAMP - A primeira fase do processo seletivo da Universidade Estadual de Campinas será aplicada no dia 13 de novembro; a segunda etapa do vestibular acontece entre os dias 15 e 17 de janeiro de 2012. As inscrições serão realizadas entre 22 de agosto e 23 de setembro. 6 de fevereiro será a convocação para matrícula e lista de espera.

 

·         UNESP - A Universidade Estadual Paulista terá as provas da primeira fase aplicadas em 6 de novembro. Os exames da segunda fase serão realizados nos dias 18 e 19 de dezembro. As inscrições serão de 05/09 a 07/10 e 27/01 será a convocação para matrícula e lista de espera.

 

·         UNIFESP - As provas do sistema misto da Universidade Federal de São Paulo serão aplicadas nos dias 15 e 16 de dezembro. Esse sistema utiliza também a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

 

·         ITA - As provas do Instituto Tecnológico de Aeronáutica serão aplicadas entre os dias 13 e 16 de dezembro, das 8h às 12h (horário de Brasília), em 22 cidades do país.

 

·         PUC-SP - A prova do processo seletivo 2012 da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo será realizada em 20 de novembro; a primeira chamada será em 15 de dezembro.

 

·         PUC-Campinas - No processo seletivo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, a prova específica será realizada no dia 25 de novembro, à tarde. A prova geral será no dia seguinte, 26 de novembro, pela manhã.

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

2238 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2021 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções