A 95ª. Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Itapira apresentou aos Juízes locais proposta de cooperação institucional para alavancar o convênio “De Mãos Dadas Pela Justiça”, que promove o trabalho voluntário de estudantes de direito no Judiciário paulista, visando agilizar as rotinas internas dos cartórios judiciais do fórum.
A proposta foi encaminhada na última quinta-feira (19) pelo presidente da OAB local, Dr. Thomaz Antonio de Moraes, que estava acompanhado do presidente da Comissão do Acadêmico de Direito da OAB/SP, Dr. Aleksander Mendes Zakimi, que comanda a parceria no Estado de São Paulo.
A OAB SP e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) já firmaram esse termo de cooperação institucional e a primeira experiência se deu em 2011, na qual acadêmicos de direito trabalharam em sistema de mutirão na Vara das Execuções Contra Fazenda Pública do Fórum Hely Lopes Meirelles – Capital, notadamente para autuação de processos e juntada de petições, dentre outras atividades.
Em Itapira, segundo Moraes, essa parceria conta com o apoio do IESI (Instituto de Ensino Superior de Itapira), através da coordenadora do Curso de Direito, Dra. Denise de Souza Ribeiro, que já apresentou os acadêmicos dispostos a participar.
Segundo Moraes, “o objetivo da Justiça Paulista e da OAB/SP é, agora, estender essa parceria pelo interior do Estado, razão pela qual estamos propondo nesta Comarca e esperamos que receba acolhida dos Magistrados locais, o que, sem dúvida alguma, vai colaborar nas mais simples rotinas dos cartórios e agilizar o andamento dos processos, beneficiando diretamente os cidadãos”.
De mãos dadas pela justiça: Dr. Thomaz, Dra. Denise, Dra. Zakimi e Dr. Neto Lima