Erguido em homenagem aos heróis da Revolução Constitucionalista de 1932, o Monumento do Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 1932 passará por uma grande restauração. O governador Geraldo Alckmin assinou nesta segunda-feira, 9, o contrato para elaboração do projeto executivo de restauro e conservação do Obelisco do Ibirapuera, como o monumento é mais conhecido.
"Nossa homenagem aos heróis, às suas famílias, nós estamos assinando contrato para o projeto executivo do restauro de todo o mausoléu dos heróis de 32”, disse Alckmin. A previsão é que as obras comecem no primeiro semestre de 2013. O projeto executivo deve ficar pronto em seis meses. Será a primeira grande reforma da obra, projetada pelo escultor ítalo-brasileiro Galileo Ugo Emendabili e inaugurada em julho de 1955. A restauração está orçada em R$ 286 mil.
Tombado pelos conselhos estadual e municipal do Patrimônio Histórico, o obelisco receberá melhorias em áreas como segurança, paisagismo e acessibilidade. As alterações arquitetônicas deverão seguir orientações das cartas de restauro e indicações dos órgãos ligados ao Patrimônio Histórico. "Estava precisando, é um patrimônio tombado, portanto, precisa ter o restauro com todos os cuidados e as exigências necessárias", completou o governador.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.