Moradores da Rua Francisco Caporalli estão indignados com o descuido dos funcionários de uma oficina de motos localizada na Rua dos Gusmões. O resíduo da lavagem e testes em jetski são descartados diretamente na rede pluvial, sem qualquer filtragem ou tratamento adequado. Um dos moradores revoltados com a situação falou à nossa reportagem: "não é de hoje que isso acontece, esse óleo vai direto para a minha casa. Já reclamei com diversos setores e ninguém resolveu a situação. Não é só pela minha casa, mas o meio ambiente que sofre com tanta impunidade."
Reclamações foram encaminhadas a diversos órgãos como o SAMA e ao Secretário de Negócios Jurídicos e Cidadania, senhor Mario da Fonseca, mas aparentemente nenhuma providência foi tomada substancialmente.
Antigamente, essa oficina funcionava na Rua Castro Alves, posteriormente, foi transferida para a residência do infrator. Outro morador contou que a empresa funciona nos fundos de uma residência, fato que dificulta o trabalho da fiscalização, mas os órgãos citados, foram devidamente informados.
De acordo com a bióloga Odete Mello, "o fato desse óleo usado cair em águas pluviais é extremamente agressivo ao meio ambiente, criando uma película sobre a água, matando todo o tipo de vida aquática. E explicou: "essa oficina deve obrigatoriamente ter uma licença e a prefeitura deve fiscalizá-la. Os moradores devem fazer uma denúncia por escrito e encaminhá-la ao SAMA para que seja tomada as devidas providências."
Ao perguntar ao proprietário do estabelecimento sobre o descarte do material nas águas pluvias, ele respondeu: "não pode-se dizer que é uma água potável, para beber e tudo mais, mas não é uma água que vá prejudicar."
O PCI entrou em contato com o Anderson, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que manifestou surpresa com a situação relatada pelos moradores: "Nós aqui da Secretaria não estávamos a par da situação. Por ser uma oficina, deveria ter uma caixa de contenção e não liberar esse tipo de material em águas pluviais." E completou: “irei tomar as medidas necessárias o quanto antes, afinal é uma situação gravíssima e perigosa."
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.