Carregando aguarde...
Itapira, 21 de Setembro de 2024
Notícia
31/05/2011 | OMS dá nova classificação aos celulares: são possivelmente cancerígenos.

Não é de hoje que se desconfia: os celulares causam câncer?

A Organização Mundial de Saúde, através do site CNN Health, anunciou hoje que as radições dos telefones celulares podem causar câncer, listando-os como "possivelmente canceríginos" e classificando-os na mesma categoria de clorofórmio e do chumbo. A OMS afirmava antes que a radiação não era nociva à saúde.

Cientistas de 14 países analisaram os estudos revisados por especialistas sobre a segurança de celulares, encontrando provas para classificar a exposição como "possivelmente cancerígena para os seres humanos."

Nada pode ser afirmado, por falta de estudos, se a radiação dos celulares é segura, mas há dados que mostram a possibilidade de conexão, e a necessidade de alerta aos consumidores.

A radiação emitida pelo celular é não ionizante. Não se assemelha ao raio-X, mas se aproxima ao forno de micro-ondas de baixa potência, ou seja, pode "cozinhar o cérebro", simplifica Keith Black, neurologista do Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles.

Existem quatro grupos: cancerígenos; possivelmente cancerígeno; não classificados e provavelmente não cancerígeno.

A indústria diz não haver provas conclusivas, não acredita que a radiação cause impacto sobre a saúde dos seres humanos.

O anúncio e a classificação da OMS pode alterar as normas de segurança dos países que usam a lista da Organização Mundial como orientação, regulamentação ou ações.

Fonte: Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

2061 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções