A Organização Não Governamental (ONG) “Pra frente Brasil” é a bola da vez no assunto corrupção. Foi apontada em reportagem do último domingo, 16, no “Fantástico” da Rede Globo como suspeita de desvio milionário de verba pública por meio do programa “Segundo Tempo”.
O ESQUEMA
Segundo a denúncia do “Fantástico”, agora sob análise do Ministério Público, a vereadora de Jaguariúna e presidente da ONG estaria contratando empresas de fachada e de pessoas próximas para o fornecimento dos materiais necessários à atividade. Caso que chama a atenção é o fato das empresas “Esporte e Ação” e “Marcelo Villava E.P.P.”, que juntas receberam mais de R$ 4 milhões no mesmo período, serem de propriedade do casal Cleide e Marcelo Villava, sendo que na sede onde deveria funcionar uma das empresas moram os pais de Marcelo.
AS CIDADES DA REGIÃO
Algumas cidades já estão se movimentando para romper o contrato com a organização não-governamental "Prá Frente Brasil". É o caso de Arthur Nogueira que atende mil alunos com atividades esportivas desenvolvidas fora do horário de aula, na própria quadra da escola. A Pra Frente Brasil é responsável pela distribuição de lanches para as crianças e, além de recursos do Ministério do Esporte, o projeto recebe R$ 120 mil por ano do município.
Nove cidades da região de Campinas tinham ou têm contrato com a ONG comandada por Karina.
A Prefeitura de Santo Antônio de Posse encerrou a parceria em junho e informou que o contrato não será renovado.
Jaguariúna vai apurar se há irregularidades e Iracemápolis, que aparece na matéria veiculada pelo programa Fantástico, da Rede Globo, já rompeu o contrato. Na reportagem, a vereadora Karina negou que haja irregularidades no projeto e disse não ver problemas em contratar empresas de pessoas que conhece.
As prefeituras de Holambra, Serra Negra, Sumaré e Elias Fausto informaram que não devem romper o contrato, já que o serviço tem sido prestado normalmente.
As cidades de Itapira e Engenheiro Coelho não se manifestaram, oficialmente, até o momento.
Abaixo, alguns links sobre a confusão envolvendo a ONG "Prá Frente Brasil" e o Mininstério dos Esportes (Orlando Silva).
ARTHUR NOGUEIRA:
FANTÁSTICO:
CAMPINAS:
REVISTA ISTO É:
REVISTA VEJA - REINALDO AZEVEDO:
Delator de esquema no Esporte falará à Câmara - REVISTA VEJA:
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.