Trinta carros de luxo e uma moto foram apreendidos nesta terça-feira (19), em São João da Boa Vista (SP), em uma operação conjunta das polícias Federal e Civil. A polícia suspeita que uma quadrilha comprava os veículos de luxo, alguns avaliados em R$ 200 mil, para lavagem de dinheiro do tráfico de drogas. Ninguém foi preso. A operação, que também acontece em Aguaí, foi desencadeada após a apreensão de 71 quilos de pasta base de cocaína, em Mogi Guaçu, no sábado (16).
O delegado de polícia coordenador da Central de Polícia Judiciária de São João, Márcio Elias Siqueira Azarias, explicou que a operação ainda é realizada em Aguaí e que as investigações, que já acontecem há seis meses, ainda estão em andamento."Hoje executamos contra o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro, em apoio à PF, pois já há alguns meses realizamos algumas investigações aqui em São João e a PF também no mesmo sentido. Na data de hoje nós cumprimos mandados de busca e apreensão, que acabaram com a apreensão de veículos, dinheiro e computadores, que posteriormente serão analisados pela Polícia Federal, que está tocando o inquérito", explicou.
Ainda segundo Azarias, há suspeita de que pessoas de São João tenham envolvimento com a apreensão de drogas em Mogi Guaçue com o estacionamento de compra e venda de carros no Centro da cidade, que seria usado para lavagem de dinheiro do tráfico de drogas. Ainda não há data para a conclusão das investigações.
O advogado da empresa de São João, Eduardo Pugliesi, disse que ainda não foi informado sobre as acusações. "Sabemos que foi uma operação desencadeada em Mogi Guaçu e teve o desfecho em São João, porque a empresa de São João fez algum comércio de veículo com a empresa de Mogi Guaçu. Até o momento não sabemos o que efetivamente pesa contra a empresa de São João. A empresa pretende provar a origem de todos os veículos e demonstre que não tem nada a ver com a operação", disse.
Operação em Mogi Guaçu
A PF de Campinas apreendeu 71 quilos de pasta base de cocaína, joias, 30 carros, três vans, além de R$ 81 mil e 120 mil dólares em dinheiro em uma operação contra o tráfico, no sábado (16). Duas mulheres foram presas em uma casa no bairro Parque Cidade Nova.
Um estacionamento de compra e venda de veículos no Centro de Mogi Guaçu também foi alvo da operação porque existe a suspeita do estabelecimento ser usado para lavagem de dinheiro e ponto de tráfico de drogas.